Especial

Secretaria Municipal de Saúde inicia em Maceió campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis

As ações ocorreram nesse domingo (26), durante ensaio da quadrilha junina Luar do Sertão e entre os participantes da Marcha LGBTI 2019

27 de Maio de 2019, 10:24

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na capital, nesse domingo (26), a campanha “São João da Prevenção”. A ação, realizada pela Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, ocorreu nos ensaios da quadrilha junina Luar do Sertão e, também, durante a Marcha  LGBTI 2019. O objetivo, segundo o site da prefeitura, é orientar a população sobre métodos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“As ações educativas seguem até o dia 29 de junho nos ensaios e concurso das quadrilhas juninas e no ‘São João de Maceió’. Os participantes dos ensaios de quadrilhas juninas contarão com oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C e orientações”, indica a reportagem do noticiário oficial, publicada nesta segunda-feira. “As atividades acontecem em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), visnado proporcionar aos jovens o acesso a informações sobre saúde dos brincantes de quadrilhas.”

Na Marcha LGBTI 2019, que aconteceu nesse domingo (26) foram distribuídos preservativos

Para a gerente de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, doutora Teresa Carvalho, “a meta 90-90-90 diz que as populações HSH, ou seja, Homens que fazem sexo com outros homens, gays, travestis, transexuais e jovens, são o público prioritário”. “A campanha prevê que 90% dessa população seja testada e os que forem diagnosticados com HIV sejam 90% tratados e 90% tenham boa adesão ao tratamento.”

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o “São João da Prevenção” seguirá durante as noites e finais de semana nas demais quadrilhas. “Durante o período do concurso (16 a 19 de junho) será montado o Balcão da Prevenção, no Ginásio do Sesi, para orientação sobre prevenção às ISTs e Aids, além da disponibilização de insumos de prevenção”, indica a comunicação da prefeitura, avisando que a campanha levará “prevenção, também, ao público presente no ‘São João de Maceió’.”

O Balcão da Prevenção será instalado na praça Marcílio Dias, no bairro central do Jaraguá, no perído de 20 a 29 de junho.