Agenda A-Z

Maratona da recente produção cinematográfica francesa começa na capital

Mostra acontece em todo o país a partir desta quinta-feira (7); em Maceió, filmes serão exibidos no Cine Arte Pajuçara e no Cinesystem do shopping Parque

06 de Junho de 2019, 14:20

Da Redação

Começa nesta quinta-feira (6) em todo o país o Festival Varilux de Cinema Francês, que este ano completa dez anos e deverá, segundo seus realizadores, ultrapassar a marca de um milhão de espectadores. A maratona de filmes, que segue até o dia 19, traz para o público brasileiro a recente safra da produção cinematográfica francesa.

Em 2010 o festival foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. “Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças”, afirmam os organizadores da mostra, que, além da exibição dos filmes, promove atividades paralelas como debates com os integrantes da delegação de atores e cineastas; ações e sessões educativas e laboratório franco-brasileiro de roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Fipa, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

O drama histórico 'A Revolução em Paris', de Pierre Schoeller, é um dos filmes da mostra

“A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias fundamentais e duradouras para o Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm”, destaca o site do evento. “Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão a Ticket/Edenred, o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e a Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.”

Outros parceiros são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente e de arte e as grandes redes de cinema comercial. Em Maceió, as produções do festival podem ser assistidos no Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro da Pajuçara, e no Cinesystem do shopping Parque Maceió, no bairro de Cruz das Almas.

Acompanhe a programação aqui.