Cultura

Grupo teatral catarinense apresenta peça sobre Saint-Exupéry

Autor de 'O Pequeno Príncipe', que foi aviador e entregou correspondência no Brasil, é retratado em montagem que estreia nesta terça-feira (20) em Penedo

20 de Agosto de 2019, 16:52

Da Redação

Estreia nesta terça-feira (20), em Penedo (município distante 146 km ao sul de Maceió), o espetáculo teatral “Um Príncipe chamado Exupéry”. A montagem catarinense está em cartaz no clube Penedo Tênis (o PTC, à Rua do Amparo, 157, Centro), seguindo até essa quarta-feira (21), no horário das 20h. A entrada é gratuita.

A superprodução já passou por 15 Estados

“Um Príncipe chamado Exupéry” narra o período em que o então jovem escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do clássico “O Pequeno Príncipe” (o terceiro livro mais vendido da História), trabalhou como aviador, entre os anos de 1926 e 1944. Muito antes de escrever as belas e exemplares histórias de “O Pequeno Príncipe”, Exupéry atuou como piloto de uma companhia aérea de correios. “Viajava o mundo entregando correspondências e encomendas, inclusive para o Brasil”, destaca o informativo enviado à Redação. “A peça está em cartaz desde 2010 e já foi vista por plateias de 15 Estados brasileiros.”

De Penedo, a montagem que já foi apresentada em Maceió, segue para o município de São Miguel dos Campos. A turnê, de acordo com a produção, é patrocinada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria Especial de Cultura, com respaldo na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A manipulação de bonecos é um dos pontos altos do espetáculo

Com destaque para a manipulação de bonecos e outros recursos cênicos, ‘Um Príncipe chamado Exupéry’ tem tradução simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e coloca a plateia dentro do cenário, um hangar projetado para receber 60 pessoas”, informa o press-release. A entrada será disponibilizada uma hora antes do início da peça, a partir das 19h, no próprio espaço do PTC.

A produção destaca, ainda, que haverá apresentação para estudantes da rede pública, nessa quarta-feira, às 9h. Na sequência, será realizado um workshop com os membros da Cia Mútua “sobre o processo de montagem do espetáculo, de maquetes, protótipos de bonecos, dentre outras atividades, além de bate-papo sobre livros de Exupéry, autor de oito títulos”.  “Já o intercâmbio com grupos de teatro e artistas locais acontece no Círculo Operário, a partir das 19h de quinta-feira (22).”