Especial

Nerd alagoano se destaca como conferencista do Google

O estudante Lucas Vinicius terminou o ensino médio em Maceió, na Escola Moreira e Silva, do Cepa; mês que vem ele dá palestra em Berlim, Alemanha

25 de Setembro de 2019, 11:11

Da Redação

O estudante Lucas Vinicius, de 22 anos, destaca-se como conferencista da empresa norte-americana de serviços online e softwares Google. Nascido em Maceió, Vinícius fez o ensino médio na Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (o Cepa). Concluiu o curso em 2016, mas desde 2013 estudava o programa Product Expert, a partir do qual especialistas (e aficionados) dão suporte a internautas, tirando dúvidas de produtos do Google, participando, ainda, de fóruns oficiais da plataforma.

No mesmo ano que terminou o ensino médio, Vinícius recebeu o convite para ir até à sede do Google em Mountain View, na Califórnia, EUA. “Ele se tornou o primeiro alagoano a participar de uma conferência da empresa. Desde então, o jovem se mantém ativo no programa Product Expert”, destaca o site da Agência Alagoas, que o entrevistou. O noticiário informa, em primeira mão, que em outubro o garoto prodígio do Cepa irá a Berlim, Alemanha. “Mais uma conferência.”

Lucas Vinicius explica que essas viagens para palestras “são todas custeadas pela Google”. 

“Em 2017”, diz ele, “dei uma conferência sobre o programa. Desde 2013 sou o único alagoano convidado. Depois disso, alguns jovens entraram em contato e se interessaram. Eu me tornei mentor deles, que, agora, também fazem parte do programa.”

Pretendendo cursar faculdade de Ciências da Computação, o jovem nerd afirma que continuará “divulgando o programa e monitorando, quando necessário, mais conterrâneos para que possam ter essa experiência que tive e tenho”. “Graças ao programa da Google também aprendi Inglês, já que todas as reuniões, materiais e eventos são em inglês. Sem dúvida foi um grande passo para meu futuro.”

Ao site oficial do governo, a secretária de Estado Cecília Rocha, da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, declarou seu apoio. “Ficamos orgulhosos de histórias como essa. Mostra que nossos jovens têm muito potencial e é nosso papel incentivá-los.”