Cultura

Governo leva ação de 'intercâmbio cultural' ao interior de São Paulo

'Circuito Criativo de Alagoas' estreia em Jundiaí, no sábado (19), apresentando trabalhos de arte popular e contemporânea e shows musicais com estrelas alagoanas

17 de Outubro de 2019, 10:22

Da Redação

Numa ação do governo do Estado, via Secretaria da Cultura (a Secult), estreia no sábado (19) em Jundiaí, município distante 57 km da capital paulista, o "1º. Circuito Criativo de Alagoas". Exposições de artes visuais e cultura popular, além de um festival de música, encabeçam o programa que vai até 24 de novembro. “Contemplando mais de 60 artistas entre diversos segmentos, como música, fotografia, teatro, audiovisual, artesanato, entre outros, a primeira edição do circuito soma um total de 170 profissionais da cadeia da economia criativa para realizar a entrega de todos os produtos artísticos do projeto”, destaca o informativo da Secult enviado à Redação.

Em Jundiaí, a prefeitura do município e a Fundação Casa da Cultura tornaram-se parceiras da Secult de Alagoas nessa edição de estreia, que conta, ainda, com participação de outro projeto do governo, “Alagoas feita à Mão”. A secretária Mellina Freitas justifica a nova ação da Secult como “ferramenta de inclusão e desenvolvimento econômico”. “O ‘Circuito Criativo de Alagoas’ busca circular as diversas manifestações artísticas do Estado. É um intercâmbio cultural em outros Estados e municípios. Um troca de conhecimento e uma oportunidade de geração de novos negócios.”

A mostra de arte popular e arte contemporânea ocorrerá no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, o Solar do Barão. Entre os artistas visuais participantes, destacam-se João das Alagoas, Sil da Capela, Pierre Chalita, Zé Crente, Barbara Lessa, Reynaldo Lessa, Chico Viveiros, Dalton Costa, Maria Amélia Vieira, Argélio Novaes, Suel Damaceno e Weber Sales.  

Um projeto criado há dois anos em Maceió, pelo contrabaixista Fernando Nunes, o “Sururu Music", estreia no interior paulista com Eliezer Seton, Chau do Pife, Félix Baigon, Toni Augusto, Vitor Pirralho, Júnior Almeida, Mácleim, Wado e outros músicos. Ocorrerão, também, em dias alternados, intervenções teatrais com os atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Ivana Iza.