Cultura

Produtor musical e semioticista Kemesson Lemos apresenta seu 'Projeto 3, 4'

Extensão de trabalho realizado em sala de saula, com homenagens a João Gilberto e Jackson do Pandeiro, espetáculo será apresentado na quarta-feira (23); músicas alagoanas também estão no repertório

21 de Outubro de 2019, 09:19

Da Redação

Para o filósofo e linguista Charles Sanders Peirce (Inglaterra, 1839-1914), “todo pensamento se dá em signos e todo signo é continuação de um outro signo”. É o que a pesquisadora peirciana Lúcia Santaella chama de primeiridade, ou seja, qualidade de sentir de modo mais imediato – e é o que o produtor musical, pianista e professor de técnica vocal e semiótica Kemesson Lemos traz para a segunda edição do “Projeto 3,4”, espetáculo musical que apresenta na quarta-feira (23), às 19h30, na programação do “Teatro Deodoro é o maior Barato”. Os ingressos, entre R$ 10 e R$ 20, já estão à venda na bilheteria do teatro à rua Barão de Maceió, 375, centro da capital, das 14h às 18h.

De acordo com Lemos, o espetáculo “incentiva a iniciação musical de jovens artistas alagoanos”. “Fiz esse projeto como extensão do trabalho feito em sala de aula. Então, nós começamos a fazer uma produção em estúdio com os alunos que tinham um melhor desenvolvimento. Depois, comecei a estender para outras vertentes como gravação de vídeos e versão ao vivo.”

A primeira e bem-sucedida edição ao vivo do “Projeto 3,4” ocorreu, também no Teatro Deodoro, no ano passado. “A ideia foi trabalhar com compositores alagoanos como Chico Elpídio, May Honorato, Rodrigo Avelino, e os arranjos também somos nós que fazemos. Isso até chegar a uma versão autoral do projeto”, explica o músico e produtor.

Nessa segunda edição, além das canções assinadas por músicos alagoanos, os alunos farão homenagens a dois inventores da música popular brasileira, o baiano João Gilberto (1931-2019) e o paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).

A banda é composta por Sandro Gomes (guitarra), Juninho Holanda (baixo), Maglione Santos da Silva (bateria) e Deves Marnes (percussão), além de Kemesson Lemos ao piano. O acordeonista Thiago Carvalho, o violonista Jamerson Moura e o tecladista digital Victor Dantas da Silva fazem participações especiais.

“Na voz”, destaca o informativo da Diretoria de Teatros do Estado (a Diteal) enviado à Redação, “participam Maria Ladyjany Hercílio da Silva, Rafaela Farias dos Nascimento, Myllena Patriota de Lima Souza, Alan Ribeiro Araújo, Ana Carolina Gomes Coelho Leão, Lucas Felipe Terencio Costa, Lais Guimarães, Andréa da Silveira Monte, Jessyca Kiany Guedes do Nascimento, Cicera Lourenço Pontes Fon de Jesus, Lara Giovana Cacheiros Ferreira da Silva, Lila Cajueiro, Maria do Socorro Chaves Francelino, Safira Santos Pacheco Estrela, Karoline Barros Feitosa e Luana Oliveira. Na Toca do Mago – projeto de Bateria, estão Carol Vilela, Anderson Rodrigo de Melo e Luiz Monteiro.”