Especial

Gilberto Gil se apresenta no adro do Complexo Franciscano, em Marechal Deodoro

Grande homenageado da Festa Literária do município litorâneo, o artista também realizou palestra nessa quinta-feira (31), na abertura do evento

01 de Novembro de 2019, 13:36

Da Redação

Prossegue nesta sexta-feira (1º.) a Festa Literária de Marechal Deodoro (a Flimar), seguindo até esse sábado (2), no município distante 29 km ao sul de Maceió. A décima edição da festa apresenta temática voltada ao patrimônio material e imaterial e às questões de preservação desse mesmo patrimônio. O veterano artista baiano Gilberto Gil, que fez a abertura da Flimar na tarde dessa quinta-feira (31), realizando palestra sobre sua obra monumental, é o grande homenageado deste ano. Ele se apresentará às 20h desta sexta-feira, no adro do Complexo Franciscano. O show, como todas as outras atividades do evento, é gratuito.

De acordo com a agência de notícias do governo, a programação está dividida em quatro tradicionais áreas: Flimarzinha, espaço dedicado às crianças e adolescentes; Área de Eventos, onde acontecem shows musicais e outras produções artísticas; Sarau, com recitações de poemas, músicas e dança no Museu Casa de Marechal Deodoro, e a Área Literária, que é o local de discussões das mesas e palestras.

Entre as novidades este ano, a “16ª. Mostra Alagoana de Dança”, que se iniciou nessa quinta-feira, seguindo ainda nesta sexta-feira, na Praça Pedro Paulino. Grupos de estilos diversos (balé clássico e moderno, breaking, street dance, jazz, afro, hip hop, dança do ventre) estão participando. As apresentações desta sexta ocorrem no horário das 16h30 às 19h30.

“Mais uma vez, o governo é efetivamente realizador dessa festa literária, que já é um evento consolidado no calendário cultural nacional e que, este ano, de forma especial, conta com uma estrutura ainda maior para comemorar os dez anos do evento”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Confira aqui a programação completa da Flimar 2019.