Cultura, Especial

Tribunal de Justiça e Teatro Deodoro celebram o Natal na Praça Deodoro

Evento dá início a uma parceria entre as duas instituições com o objetivo de revitalizar o centro da capital; Coral do TJ e Camerata Ero Dictus se apresentarão na quarta-feira (11), às 16h

05 de Dezembro de 2019, 10:35

Hannah Copertino/ Assessoria Diteal

Natal é tempo de celebrar a paz, o amor, o nascimento de Jesus Cristo, a vida. Uma data especial que nos leva à reflexão sobre o que realmente importa e faz sentido. Um momento de comunhão, união, no qual as pessoas se reconhecem mais humanas. Para marcar esse período mergulhando nessa atmosfera, a música chega com seu poder e diversos concertos são realizados no Estado. Um deles já está com tudo certo para acontecer.

A semente foi plantada em novembro deste ano, quando a diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (a Diteal), Sheila Maluf, e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, assinaram um acordo de cooperação visando a revitalização da Praça Marechal Deodoro, no coração do centro de Maceió. A ideia é que as duas instituições promovam, em conjunto, eventos artísticos e culturais abertos à população.

Esta parceria começa a dar bons frutos. A primeira ação celebra o Natal em um concerto temático, na quarta-feira (11), às 16h, na Praça Deodoro, com acesso gratuito. O Coral do Tribunal de Justiça de Alagoas, com regência do maestro Rodrigo Andrade, e a Camerata Ero Dictus, com direção artística e regência do maestro Max Carvalho, apresentam um belo repertório natalino com arranjos produzidos para a ocasião. O concerto contará, ainda, com a participação especial do Grupo de Flautas do Instituto Avivah, da cidade que é um celeiro musical de Alagoas: Marechal Deodoro.

“É com muita satisfação que convidamos o público para essa celebração. Temos uma expectativa de receber 500 alunos da rede pública de ensino, 350 já agendados, além de lojistas, funcionários e consumidores do Centro. Para a Diteal, é uma honra e uma alegria fazer parte dessa história com a nobre missão de promover a arte e cultura, ao lado de importantes parceiros, a quem agradecemos imensamente e deixamos registrada também a nossa gratidão ao público. Desejamos boas festas a todas e todos”, disse Sheila Maluf.

Camerata Ero Dictus em apresentação no Complexo Cultural Teatro Deodoro

A apresentação recebe o apoio da Aliança Comercial de Maceió. O acordo de cooperação entre a Diteal e o TJ/AL prevê a realização de quatro apresentações culturais na Praça Deodoro, no período de 12 meses, com o objetivo de fomentar a ocupação deste espaço público, melhorar a qualidade de vida e do convívio urbano da população, por meio de atividades de lazer e acesso à cultura, além de contribuir com a formação de plateia e aprimoramento intelectual da comunidade. 

"A ideia da apresentação, fruto de parceria com a Diteal, é que fique como política definitiva do TJ/AL. Esperamos que o concerto contribua para que a praça seja melhor utilizada pela população e que atraia servidores e a população em geral", afirmou o desembargador Tutmés Airan.

O Coral do Tribunal de Justiça de Alagoas abre a programação do concerto natalino. No repertório, estão as composições “Imagine”, de John Lennon, com arranjo de Márcio Medeiros; “A Paz” (Heal the World), de Michael Jackson e Marty Paich, com arranjo de Rodrigo Andrade; “Aleluia”, de Leonard Cohen, com arranjo de Rodrigo Andrade, e “É Natal, é Natal” (“Jingle Bell”), melodia tradicional norte-americana.

Desembargador Tutmés Airan: 'Que o concerto fique como política do TJ'

“Para nós do Coral do Tribunal de Justiça, é compensador estarmos nesse projeto no qual as ações culturais que serão levadas para a população podem fomentar a frequência de pessoas na Praça Deodoro, que é um marco no centro de Maceió, com prédios importantes como o TJ, Teatro Deodoro, Academia de Letras, antiga Câmara de Vereadores. É uma praça símbolo muito importante para a capital, que precisa realmente ser revitalizada e as pessoas envolvidas no projeto não medem esforços para que isso ocorra. Então, é gratificante, por meio do canto coral que simboliza a união, atuar para que esse desejo possa se espalhar entre a sociedade”, pontuou o maestro do Coral do TJ, Rodrigo Andrade.

Logo após o coral, é a vez da Camerata Ero Dictus. No repertório: “White Christmas”, de Irving Berlin, com arranjo de piano a quatro mãos; “Marco A. Caneca, Adeste Fideles” (atribuído a John Francis Wade), com arranjo/adaptação de Max Carvalho; “O Primeiro Natal” (melodia tradicional inglesa); “Cantate Domino”, de G. F. Handel; “Noite Feliz!” (“Stille Nacht!”), de Franz Grüber, com arranjo de Max Carvalho, e “Natal nordestino”, de Eliezer Setton, com arranjo de Almir Medeiros.

“Celebrar o Natal mais próximo do público, em um espaço tão democrático como a praça e, em especial, a Praça Deodoro, tem um significado muito especial e, a meu ver, uma consonância muito bonita com o Natal, que celebra o nascimento de Jesus, sentido maior desse período. A nossa alegria maior é levar a música produzida e trabalhada com tanto amor e esmero durante todo o ano para o público que estará passando pelas ruas”, observou o maestro da camerata, Max Carvalho.

Para Carvalho, será um lindo encerramento da temporada de concertos de 2019, que é o quinto ano de atividades da parceria entre a Diteal e o Instituto de Cultura Ero Dictus, na realização do exitoso projeto “Quartas eruditas”, com concertos mensais, somando mais de dez mil espectadores em sua existência, a maioria composta por alunos da rede pública de ensino e pessoas atendidas por instituições sociais em Alagoas.