Turismo em Pauta

Badalada praia do litoral Sul, o Francês é a preferida dos turistas que visitam Alagoas

Visitantes aproveitam o sol para se bronzear e relaxar e não dispensam uma cervejinha bem gelada e saborosas iguarias da culinária regional: peixe, siri, camarão, polvo, agulhinha frita

15 de Janeiro de 2020, 08:57

Ivaldo Pinto é jornalista

O Francês é indiscutivelmente a mais badalada praia do litoral sul de Alagoas. Distante apenas 20 km de Maceió, no vizinho município de Marechal Deodoro, a praia é a preferida dos turistas e maceioenses e se destaca pela cor azul esverdeada do mar, areia branca, coqueiros em profusão e barreiras de recifes que formam piscinas naturais quando a maré baixa, bom para família com crianças. Há também a parte de mar aberto, ideal para a prática de surf e outros esportes náuticos.

A praia do Francês, na alta temporada de Verão, tem o dia a dia movimentado. Os visitantes aproveitam o sol para se bronzear e relaxar e não dispensam uma cervejinha bem gelada e saborosas iguarias da culinária regional: peixe, siri, camarão, polvo, agulhinha frita etc.  Mas, há outras opções de lazer e divertimentos ofertadas aos visitantes no Francês, como aulas de yoga, surf, stand up puddlemergulhos, passeios de lancha, jet ski, caique, pesca com tarrafa entre outras atividades.

O povoado do Francês tem vida própria, conta com um bom hotel à beira mar e aconchegantes pousadas que atendem satisfatoriamente ao visitante, mercadinhos e outros estabelecimentos comerciais. Em se tratando de gastronomia, funcionam bons restaurantes, pizzarias e barzinhos que servem saborosos pratos da comida regional e internacional. Há também várias lojinhas que comercializam artesanato, ideal para presentear amigos e familiares, bem como saídas de praia, sungas, biquines, maiôs, vestuário, calçados e outros produtos.

Para os turistas hospedados no povoado do Francês, uma boa pedida é conhecer a sede do município, Marechal Deodoro, cidade fundada em 1522, às margens da Lagoa Manguaba. No Centro Histórico há igrejas, convento e casario, construções no estilo colonial e barroco, preciosidades da arquitetura portuguesa. A cidade, que já foi a primeira capital de Alagoas, é berço do proclamador e do primeiro presidente da República do Brasil, Marechal Manoel Deodoro da Fonseca.

* * * 

André Duarte Santos e Marcelo Marques, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (Sindhal), mudaram, recentemente, de cargo. André,  proprietário do Hotel Coqueiro Express, assumiu a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-AL), enquanto que Marcelo, dono dos hotéis Verde Mar e Vista Mar, assumiu a presidência do Sindhal.

Mercado Público de Florianópolis: passeio obrigatório para visitantes da capital catarinense

* * *

Visita obrigatória de quem vai a Florianópolis, o Mercado Público Municipal é um dos principais pontos turísticos da capital catarinense. Localizado no Centro Histórico, em bonito e amplo prédio antigo, o mercado dispõe de instalações adequadas e bem cuidadas e atrai não apenas turistas, mas artistas, boêmios, empresários e nativos de um modo geral. No local há restaurantes, bares, lojinhas de produtos naturais, hortifrútis, peixarias, açougues, lojas de calçados, panelas, vestuário, louças e de artesanato.

Mauro Monteiro avisa que FAN abriu matrículas

* * *

Mauro Monteiro, da Faculdade de Administração e Negócios (FAN), avisa que já estão abertas as matrículas da Pós FAN/Gestão Hoteleira, que terá início em março. Público alvo são proprietários de hotéis, pousadas, flats, hostels, diretores, governantas e áreas afins. A gestão hoteleira visa alcançar qualidade e excelência na prestação de serviços, voltada para profissionais que buscam adquirir um diferencial na melhoria de suas empresas relativa a controle, organização e produtividade. Mais informações pelo telefone (82) 4009 5101.

* * *

Obelisco em Quebrangulo, terra de Graciliano Ramos

O obelisco, na foto, em Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos, foi erguido para comemorar o 1º. Centenário da Independência do Brasil, em setembro de 1922. O monumento está instalado na Praça da Independência, no centro da cidade, e foi construído na administração do então intendente municipal João Honório de Carvalho.

Carlos Palmeira e Mauro Vasconcelos (esq. à dir.)

* * *

Para relembrar o passado, Carlos Palmeira, atual presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), seccional de Alagoas, e Mauro Vasconcelos, diretor do Grupo Ponta Verde Hotéis, por ocasião do almoço do Clube do Feijão Amigo, em Maceió, no dia 14 de junho de 2007, no Jatiúca Hotel & Resort. O evento gastronômico contou com a presença do presidente Mundial do Clube do Feijão Amigo, Michel Tuma Ness.  Em Alagoas, o  Feijão Amigo, entidade sem fins lucrativos e sem mensalidades, é presidido pelo hoteleiro Mauro Vasconcelos.

Contato: [email protected]com