Especial

Bloco Filhinhos da Mamãe divulga programação para o Carnaval

Na sexta-feira (24), agremiação inaugura exposição de estandartes junto com a boneca 'Mamãe'; o desfile será em 8 de fevereiro, saindo do Iphan no bairro histórico do Jaraguá até o Museu Théo Brandão na Avenida da Paz

20 de Janeiro de 2020, 10:28

Da Redação

Um dos nossos blocos mais performáticos e culturais, o decano Filhinhos da Mamãe divulga seu cortejo pelas ruas do bairro histórico do Jaraguá, na região central de Maceió, além de uma exposição apresentando estandartes da agremiação carnavalesca. Na sexta-feira (24), às 19h, será inaugurada, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan, rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá), a exposição “Salão de Estandartes carnavalescos dos Artistas plásticos Filhinhos da Mamãe”. O desfile do bloco ocorrerá em 8 de fevereiro (sábado), saindo do Iphan e seguindo até o Museu Théo Brandão.

“O tema para 2020 é ‘Filhinhos da Mamãe, brincantes e foliões louvam Alex Barbosa, o arquiteto do sonho, o artista do ser Nordeste!’. A homenagem fica para o arquiteto e artista Alex Barbosa, que faleceu em 2019”, destaca o informativo do Museu Théo Brandão enviado ao site. Morto aos 68 anos, em decorrência de complicações gástricas, Alex Barbosa deixou um legado de importantes monumentos, como o Memorial da República em Maceió, na Avenida da Paz, Jaraguá, e o imprescindível Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga no município de União dos Palmares. Também realizou uma sensível obra de arte visual, em aquarelas e óleo sobre telas, além de uma série de colagens surrealistas.

Segundo a comunicação do museu Théo Brandão, a famosa boneca “Mamãe” (que todos os anos desfila com o bloco) ficará exposta, junto com os estandartes, no salão principal do Iphan, até o fim do período carnavalesco. Ainda integrando a programação, ocorrerá no pátio do museu o baile “Filhinhos da Mamãe 2020”, em 14 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 20h.