Especial

Nutricionista do HGE dá as dicas para manter o corpo hidratado no Verão

Carolina Braga aponta três regras básicas: hidratação constante, consumo diário de frutas ricas em vitamina C e nada de alimentos gordurosos e frituras

31 de Janeiro de 2020, 09:17

Da Redação

Com esse calorzão e quase nenhuma chuva, é preciso ter alguns cuidados com a exposição solar, seguindo algumas regras para manter o corpo hidratado e saudável. A nutricionista do Hospital Geral do Estado (o HGE), Carolina Braga, em reportagem da Agência Alagoas, dá algumas dicas de alimentação e cuidados que ajudarão você a enfrentar bem o Verão.

Segundo Carolina, é importante atentar a três requisitos básicos, que são a hidratação constante, o consumo diário de frutas ricas em vitamina C e “fuga dos alimentos gordurosos, industrializados e frituras”. “Também é preciso tomar cuidado com o armazenamento dos alimentos quando transportados, pois, nesse calor, a tendência é que se estraguem muito mais rápido. Por isso, é preciso acondicioná-los sob temperatura adequada a cada tipo de comida.”

"Não se deve exagerar na bebida alcóolica', diz Carolina Braga

De acordo com o site do governo, agua mineral, sucos de frutas, isotônicos e água de coco “são bem-vindos a qualquer instante do dia” para a hidratação do corpo, lembrando que eles são importantes, também, por fazerem a reposição de vários minerais. Segundo a nutricionista do hospital estadual, "não se deve exagerar na bebida alcóolica". "E quando beber, sempre intercale com doses de alguma dessas bebidas hidratantes”. Ela ainda alerta: “Jamais conduza qualquer veículo após o consumo de álcool.”

Que todos, também, crianças, jovens, adultos, idosos, comam a cada três horas, “dando preferência às frutas ricas em vitamina C, como limão, kiwi, acerola e goiaba”. “Elas agem como antioxidantes”, explica Carolina Braga, “nutrem as células, reparam danos causados pelos excessos e são fundamentais na proteção do organismo por aumentarem os níveis de anticorpos. Também ajudam na cicatrização de feridas.”

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Por último, dê preferência a refeições leves, ricas em carboidratos integrais e proteínas, em especial as carnes magras. “É interessante o consumo de salgados assados, castanhas e amendoins sem sal. Mas o que importa mesmo é que todos possam desfrutar saudavelmente os momentos de alegria do Verão”, conclui a profissional do HGE.