Especial

Projeto 'Samu nas Escolas' abre 30 vagas para novos acadêmicos

Ação em parceria com a Ufal abre vagas para estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social; inscrições até quinta-feira (6)

03 de Fevereiro de 2020, 10:06

João Victor Barroso/ Assessoria de Imprensa

Estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social podem se inscrever no projeto “Samu nas Escolas” até quinta-feira (6). Executado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (a Ufal), a edição 2020 está ofertando 30 vagas, sendo 17 para o turno da manhã e 13 para o período da tarde.

As inscrições devem ser feitas no site aqui. Para obter mais informações, acesse o edital disponível aqui. O processo seletivo é divido em três etapas, a primeira correspondendo a uma carta de intenção, depois uma entrevista e, finalizando, o candidato deverá fazer uma apresentação sobre um tema específico, relacionado aos primeiros socorros.

Por meio da ação, o Samu Alagoas visa continuar reduzindo os trotes recebidos pelo número 192. Para se ter ideia, no ano passado, o percentual de ligações indevidas caiu 37,08%, quando comparado com 2018, o que representa 115.246 chamadas a menos.

Percentual de ligações criminosas para o Samu caiu 37,08% em 2019

“Mas o quantitativo de trotes ainda é bastante alto. No ano passado, o Samu Alagoas registrou 491.612 ligações, das quais 195.505 indevidas, representando 39,76% dos chamados”, informou o supervisor do Samu, Marcos Ramalho.

As ações do “Samu nas Escolas” são voltadas para crianças e adolescentes de instituições de ensino público e privado da capital. Durante as atividades, os integrantes do projeto explicam a função do Samu, destacando sobre quando o serviço deve ser acionado. Ainda informam sobre os prejuízos que os trotes causam à sociedade.

Os alunos também participam de uma oficina de primeiros socorros, recebendo instruções do que fazer em situações de engasgo, choque elétrico, queimadura, fratura e desmaio. Ao final das ações, eles têm a oportunidade de conhecer o interior de uma Unidade de Suporte Básico (USB).

As escolas que tiverem interesse em agendar uma visita da equipe do projeto podem entrar em contato com o Serviço Social da Central Maceió do Samu Alagoas, ligando para o número (82) 3315 1165.