Turismo em Pauta

Triunfo é um oásis em pleno sertão de Pernambuco

A cidade localizada a mais de mil metros acima do nível do mar encanta por seu clima de montanha, suas cachoeiras, grutas e lagos, e por suas lembranças do passado, como o Cangaço

14 de Fevereiro de 2020, 15:41

Ivaldo Pinto é jornalista

Imagine uma pequena e aconchegante cidade, em pleno sertão pernambucano, com cachoeiras, grutas e outras atrações naturais, a mais de mil metros acima do nível do mar. Trata-se de Triunfo, um dos mais importantes destinos turísticos de Pernambuco, com suas ruas enladeiradas e antigas construções datadas do século 19, sem esquecer os tradicionais engenhos de rapadura, que também fabricam uma boa cachaça.

Chamada “Oásis do Sertão”, Triunfo é conhecida pelo clima de montanha, com temperaturas oscilantes entre 12° C no Inverno e 26° C no Verão. É a cidade mais alta de Pernambuco. O ponto culminante do município é o Pico do Papagaio, com 1.260 metros de altitude, importante atração turística. Do mirante, onde há a estátua de um Careta, representação do folclore local, vislumbra-se um belo panorama.

No caminho ao Pico do Papagaio, há outras atrações como a Furna dos Holandeses, a Cacimba de João Neco e Cachoeira dos Pingas, com seis quedas de água consecutivas, sendo a primeira delas uma piscina natural voltada para os turistas. Distante 405 quilômetros do Recife, Triunfo tem uma população estimada de 15.254 habitantes. Situa-se no topo da Serra da Baixa Verde, na divisa com a Paraíba. O acesso à cidade é feito pela BR-232/ BR-337.

Em Triunfo, uma boa opção é caminhar a pé pelas ruas da cidade, com seus restaurantes, barzinhos, cafés, lojas de artesanato, localizados no entorno do lago João Barbosa Sitônio, no Centro, onde há pedalinhos disponíveis. Vale também visitar o Cine Teatro Guarany, uma elegante construção, erguida em 1922, em frente ao lago; o Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo, fundado em 1975, que retrata a história do cangaço do Nordeste; a Casa Grandes das Almas, na zona rural, que serviu de esconderijo para o cangaceiro Lampião, bem como os engenhos Triumpho e São Pedro, próximos do Centro, que fabricam a tradicional rapadura e uma boa cachaça.

Com relação à hospedagem, Triunfo conta boas pousadas e hotéis. Destaque para o Centro de Turismo e Lazer do Sesc, no alto de uma serra, de onde se tem uma bela vista da cidade. A unidade hoteleira do Sesc dispõe de 58 apartamentos, dos quais 19 adaptados para a terceira idade, e um para cadeirante. Conta ainda com centro de convenções para eventos e um teleférico, com 16 metros de altura e 600 metros de extensão, que liga o hotel à base do lago João Barbosa Sitônio. O equipamento é utilizado por hóspedes e também por turistas e pessoas da comunidade. O passeio, imperdível, possibilita uma bonita vista panorâmica da cidade.

Empossados, os novos dirigentes do trade turístico posam para fotos
  •  

Empossados na quarta-feira (5), durante café da manhã, no salão de convenções do Jatiúca Hotel & Resort, os novos presidentes que compõem o Conselho Curador da Fundação para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas, para o biênio 2020 – 2021. Eis os novos dirigentes: Afrânio Lages Filho, Sindicato das Empresas de Turismo de Alagoas (Sindetur-AL), Carlos Palmeira, Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-AL), Geraldo Câmara, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-AL), Marcelo Marques, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sindhal),Thiago Falcão, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Glênio Cedrim, Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e André Santos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-AL).

Assim será o Pratagy Acqua Park, de acordo com perspectiva artística/ Foto/ Bernardo Amorim
  •  

O  Pratagy Beach Resort, localizado após a praia da Sereia – litoral norte de Maceió – pretende inaugurar, em abril deste ano,  o Pratagy Acqua Park, cujo projeto tem a assinatura do arquiteto alagoano Lúcio Moura. O parque terá 11 tobogãs, 4 toboáguas, uma cápsula e um rio lento de 300 metros de extensão e quatro metros de largura. Quando entrar em operação, poderá receber 600 pessoas por dia e será utilizado não apenas pelos hóspedes do Pratagy Beach Resort, mas por turistas hospedados em outros hotéis de Maceió e também por alagoanos de um modo geral. O empreendimento, que está sendo construído com recursos próprios, está orçado em R$ 35 milhões, segundo o diretor-geral Bernardo Amorim.

Cristo Redendor, na Serra do Goiti, ponto turístico de Palmeira dos Índios
  •  

Os habitantes de Palmeira dos Índios e de cidades vizinhas têm um bom programa nos finais de semana: subir à Serra do Goiti até o topo, onde está localizado o Cristo Redentor, para ver um belo pôr do sol ou mesmo para apreciar uma espetacular vista da cidade e redondezas. O monumento, inaugurado em 1979, tem 24 metros de altura e foi totalmente revitalizado pela prefeitura, que construiu novos espaços no entorno. O local virou ponto turístico e é ideal para a realização de eventos musicais, culturais e de lazer. Ainda na Serra do Goiti, em um platô próximo da estátua do Cristo Redentor, a prefeitura entregou à população o Santuário Mãe do Amparo, com uma estátua de N.S do Amparo, que mede 16 metros de altura. O espaço é voltado para orações e romarias.

Divulgação de Maceió em nível internacional é debatida/ Foto/ Luiz Rios
  •  

O Ministério do Turismo, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), tem discutido políticas voltadas para a melhoria da competitividade do Brasil enquanto destino turístico. E Maceió, um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, está inserida nesse contexto. Falar nisso, o presidente da Embratur, Gilson Machado, esteve na capital alagoana e se reuniu na semana passada, na sexta-feira (7), com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, para alinhar ações comuns de investimento mútuo para promoção e divulgação de Maceió nos principais mercados emissores internacionais. Participaram também do encontro representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-AL) e do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com