Oportunidades

Escritor Thiago Tizzot conduzirá evento literário on line

O paranaense é o responsável pela oficina "Criações de Mundos Ficcionais", que o Sesc realizará entre os dias 9 e 13 de novembro; inscrições já estão abertas

29 de Outubro de 2020, 12:08

Da Redação

O Serviço Social do Comércio (o Sesc) realiza, entre os dias 9 e 13 de novembro, a oficina “Criações de Mundos Ficcionais”, conduzida pelo escritor Thiago Tizzot. As inscrições seguem abertas até a quinta-feira (5) da semana que vem. Trata-se do segundo evento alagoano para o programa “Arte da Palavra”, proposto pela Rede Sesc de Leituras. Os interessados devem realizar a pré-inscrição preenchendo o formulário aqui.

“O ‘Arte da Palavra’ é o maior circuito literário do país”, destaca o informativo do Sesc enviado à Redação. “O projeto contempla os circuitos de ‘Criação literária’, de ‘Autores’ e de ‘Oralidades’, além de contar com a participação de 40 escritores de todas as regiões do Brasil.”

'Leitores não percebem a importância do mundo criado para a história'

O paranaense Thiago Tizzot, que idealizou a oficina, é um dos fundadores da revista Arte & Letra. O tema de “mundos ficcionais” o fascina desde seu primeiro livro, “O Segredo da Guerra”, de 2005, sobre um conflito entre anões e elfos no ano de 1707. “Sempre que se fala em literatura fantástica é impossível não pensar no mundo em que a história se passa”, ele afirma. “Uma das características desta literatura é a criação de mundos, às vezes próximos do nosso e, muitas vezes, completamente diferentes. Contudo os leitores muitas vezes não percebem a importância que o mundo criado desempenha na história – sempre somos impactados pelos heróis, monstros e vilões e o universo que abraça todos estes elementos é esquecido.”

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento – que começou em setembro, estendendo-se até dezembro – acontece este ano de forma on-line. “Os inscritos de Maceió terão prioridade nas 25 vagas disponibilizadas para a oficina”, informa o press-release, avisando que “outros dez candidatos irão compor a lista de espera, caso haja alguma desistência”. “Os encontros acontecerão na plataforma Google Meet. Os selecionados, com pelo menos 75% de presença, receberão um certificado de participação correspondente a dez horas.”

De acordo com a comunicação do Sesc, os participantes serão escolhidos pela área de cultura da instituição, a partir dos seguintes critérios: explicação sobre o que levou o inscrito a querer participar da oficina; uma produção textual e o currículo – além de ter idade mínima de 16 anos. “As respostas serão enviadas por meio do formulário na pré-inscrição.”