TV Boreal

Marinho exibe 'Show para Ninguém' no palco do Teatro Deodoro

Sem plateia, banda fez gravação na centenária casa de espetáculos no centro de Maceió; transmissão pelo YouTube será no sábado (21), gratuitamente, às 21h

17 de Novembro de 2020, 10:32

Felipe Miranda/ Assessoria

Entre reformas, comemorações e incontáveis espetáculos artísticos (incluindo cinema), o palco do Teatro Deodoro, de estilo italiano, já esteve vazio por intermináveis períodos de manutenção. Mas neste ano, o vazio, a solidão, é por conta de medidas de segurança e de enfrentamento ao novo coronavírus. A novidade é que no sábado (21), a banda Marinho exibirá seu concerto de rock no palco centenário do Deodoro, entregando ao mundo afinal um experimento nascido durante a pandemia. O "Show para Ninguém", gravado no grande salão neoclássico que todo alagoano de sorte já viu de perto, será transmitido no canal da banda no Youtube, às 21h.

O Teatro Deodoro já virou até depósito em tempos de má administração

Nenhum dos 650 lugares foi ocupado para a gravação desse trabalho. Por respeito ao próximo, por segurança, por necessidade. Foi um sonho novo realizado. Segundo Rodrigo Marinho (vocal e bateria), o show marca o lançamento oficial do segundo álbum, “Leve vazio”, que está disponível nas plataformas digitais desde março deste ano. Inicialmente, o show de apresentação do novo disco estava previsto para acontecer no Festival Carambola 2020.

“Foi uma experiência diferente cantar e tocar no Deodoro sem plateia", diz Marinho. "Desde que a ideia surgiu, eu e todo mundo da banda sabíamos que seria uma espécie de transe. Inacreditável, bonito e ao mesmo tempo angustiante.”

E a verdade é que o teatro é tão majestoso vazio quanto é repleto de gente. 

Marinho não é um só. Além de Rodrigo, a banda é composta por Victor de Almeida, na guitarra, e Joaquim Prado, na guitarra e synth, além de Felipe Chase, na bateria, e João Lamenha, no baixo. Tem ainda a participação de Robson Cavalcante nos teclados. Depois da estreia com “Sombras”, em 2017, o segundo disco chegou como uma construção coletiva arriscada. Todos abriram mão de algo, todos testaram novas texturas, sentidos e possibilidades para as sete faixas que compõem o trabalho autoral.

Rodrigo Marinho (vocal e bateria): 'Sabíamos que seria uma espécie de transe'

A maior parte das canções que integram o repertório do show foram tocadas pela primeira vez. Apresentar os arranjos ao vivo não foi o único desafio do projeto, mas também tentar recriar em vídeo a atmosfera de um show de lançamento no atual contexto histórico.

“Fazemos música sem ansiedade e pressão, mas confesso que tocar em um palco tão importante para a música no estado nos deixou apreensivos”, diz Joaquim Prado. “Desde o primeiro segundo ali no teatro, tudo foi intenso", afirma o guitarrista. "Sem dúvida uma das memórias mais bonitas que a banda inteira tem. É um registro histórico e respeitoso de quando lançamos um disco e não pudemos ter público apresenta-lo.”

Vários profissionais da cadeia musical que estavam sem trabalho devido ao isolamento social puderam voltar a atuar na produção do projeto. Todos foram remunerados com o montante arrecadado na venda das camisas “Amar é Coragem” estampa que faz referência a uma das músicas da banda, o single “Coragem”. 

Assista ao teaser do show aqui

“É algo que nos enche de orgulho, inclusive. As camisas permitiram que a gente tivesse como investir na produção de ‘Leve vazio’ e agora a gravar esse show de lançamento. O projeto saiu do papel e reuniu uma turma talentosa que atua nos bastidores e nem sempre é vista”, afirma o também guitarrista Victor de Almeida.

O show tem direção de Lucas Nóbrega e Denis Carrion e sonorização de Pedro Oliveira e Filipe Jere. Na técnica de gravação, Maikyel Victor; iluminação de Edner Careca e produção executiva de Lili Buarque. O show foi realizado em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (a Diteal).