TV Boreal

'Numa Escola de Havana' é destaque no Canal Brasil

Longa-metragem aborda a relação entre aluno e professora num contexto de violência, drogas e marginalidade; é um clássico contemporâneo do cinema cubano

12 de Janeiro de 2021, 10:03

Da Redação

O prestigiado e premiado longa-metragem cubano “Numa Escola de Havana”, de Ernesto Daranas, estreia nesta terça-feira (12/01, às 22h, no Canal Brasil. De acordo com o informativo da emissora enviado à Redação, o filme segue a trajetória do menino Chala (Armando Valdes Freire) e da professora Carmela (Alina Rodriguez) “em um contexto de violência, drogas e marginalidade”. A produção, segundo o Canal Brasil, promove o debate sobre o papel da educação na sociedade cubana. 

“Aos 11 anos, Chala vive com a mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele vende pombos e treina seus cães para brigar, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico”, informa o press-release do Canal Brasil.  

Chala (Armando Valdes), com mãe drogada, recebe apoio da professora Sonia (Yuliet Cruz)

Na escola, as dificuldades da vida refletem seu comportamento: ele briga durante o recreio, joga cartas durante a aula e dá respostas atrevidas, o que faz com que todos o considerem um delinquente. Com exceção de Carmela, professora pela qual o menino nutre grande respeito. Quando ela fica doente e precisa se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Ao retornar, Carmela não aceita essa medida e outras imposições que foram tomadas durante sua ausência. A relação entre aluno e professora se intensifica enquanto os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema educacional contemporâneo de Cuba. 

Indicado ao prêmio Goya de "melhor filme ibero-americano de 2015" e dono de sete indicações do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano – “melhor filme”, “diretor”, “som”, “trilha sonora original”, “roteiro”, “edição” e “direção de arte” –, “Numa Escola de Havana” é um dos destaques do cinema cubano contemporâneo.