Oportunidades

BrLab Arapiraca convoca produtores e diretores para oficinas em abril

Laboratório Internacional de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais chega ao Agreste; inscrições on line podem ser realizadas até 28 de fevereiro

27 de Janeiro de 2021, 15:54

Da Redação

O BrLab (Laboratório Internacional de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais) abriu inscrições para profissionais do setor em Arapiraca e outras regiões do Estado. As inscrições podem ser feitas aqui até 28 de fevereiro. O projeto BrLab Arapiraca ocorrerá no período de 7 a 30 de abril.  

“O BrLab é hoje um dos mais importantes laboratórios latino-americanos de desenvolvimento de projetos e de capacitação de profissionais envolvidos com a produção criativa e executiva de filmes e produtos audiovisuais em geral e pela primeira vez ocorrerá numa edição regional no Estado de Alagoas”, destaca o informativo enviado à Redação.  

Filmagens de 'Besta Fera' (2019), filme de Wagner Godez

De acordo com a comunicação do projeto, esses laboratórios de desenvolvimento de projetos “são espaços fundamentais para a indústria audiovisual em todo o mundo”. “Eles podem ser definidos como workshops aplicados a projetos de futuras obras audiovisuais, em que esses futuros filmes e séries tomam forma e são trabalhados profundamente em diferentes aspectos fundamentais, como produção executiva, roteiro, direção e distribuição.” 

O BrLab Arapiraca é uma realização da produtora Klaxon Cultura Audiovisual, que é especializada em treinamento de profissionais de diferentes segmentos da cadeia do audiovisual. O projeto, que está sendo viabilizado via Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude do município de Arapiraca, foi selecionado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual, lançado no final de 2019 pela prefeitura de Arapiraca em parceria com a Agência Nacional do Cinema (a Ancine). “O fomento ao setor é fruto direto de uma política pública estratégica e estruturante: os ‘Arranjos Regionais’ que promoveram uma importante descentralização e democratização de acesso ao financiamento público para desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil nos últimos anos, para além do eixo Rio-São Paulo. Além do ‘Brlab Arapiraca, outro projeto de capacitação ocorrerá ainda em 2021 na cidade, além de curtas-metragens e telefilmes que serão produzidos na capital do agreste alagoano”, explicam os realizadores. 

Equipe de 'Avalanche', premiada produção arapiraquense de 2016

Para Rafael Sampaio, diretor do BrLab, o projeto BrLab Arapiraca ocorre num momento “de crescimento e efervescência” do audiovisual de Arapiraca e de toda Alagoas. “A capacitação de profissionais e o trabalho em seus projetos justamente num momento em que várias produções na cidade estão em desenvolvimento, ainda não filmadas, é uma ação importantíssima que otimiza os investimentos em produção. É uma honra e uma alegria poder levar o BrLab até Arapiraca neste momento de potência e reconhecimento do audiovisual da cidade e do Estado de Alagoas.”