Oportunidades

Evento patrocinado pela Lei Aldir Blanc realiza oficinas e workshops sobre diferentes linguagens musicais

O Co.Ri – Panorama Musical Conexões Rítmicas ocorrerá entre fevereiro e março, com participação de músicos e agentes musicais de três países e seis cidades diferentes; começa no sábado (6), às 10h

02 de Fevereiro de 2021, 09:43

Da Redação

O evento online Co.Ri – Panorama Musical Conexões Rítmicas acontecerá nos meses de fevereiro e março, realizando uma série de oficinas e workshops sobre diferentes linguagens musicais. A programação – que começa já no sábado (6), com oficina de criação e improvisação musical – é totalmente gratuita. Idealizado pelo músico e produtor Thiago Trad, responsável pela curadoria do projeto, o Co.Ri reúne instrumentistas, compositores, produtores, DJs e agentes de shows “para compartilhar conhecimentos através de encontros virtuais”. Serão abordados diversos temas ligados a cadeia produtiva da música.  

Serão disponibilizadas 20 vagas para cada uma das 13 ações do projeto, sendo 70% das vagas destinadas ao Estado da Bahia, e as demais a outros Estados. Os interessados podem se inscrever na plataforma aqui.  

O baterista, percussionista e compositor Thiago Trad é coordenador do Co.Ri

“A proposta é criar pontes de conhecimento e fomentar uma rede de network entre os participantes”, afirma Thiago Trad no informativo enviado à Redação. “Estamos passando por um momento ímpar na história da humanidade. A pandemia trouxe muitas reflexões para todo mundo. É nesse contexto que o Co.Ri surgiu, com a ideia de aproximar as pessoas para nos fortalecermos enquanto coletivo.”  

Na “Oficina de Criação e Improvisação musical” – que será transmitida pela plataforma Zoom, no sábado, a partir das 10h –, o baterista, percussionista e compositor Thiago Trad irá compartilhar alguns conceitos de sua pesquisa com o Bahia Experimental, projeto de improvisação criado em 2015, com edições em diversas cidades do mundo. “Serão abordados conceitos sobre improvisação, e criação coletiva através de algumas dinâmicas com sinais de regência criativa, konnakol, e práticas com instrumento”, afirma Trad, avisando que a atividade é indicada para instrumentistas em nível médio e avançado, sem limite de idade, para todos os instrumentos (voz, sopro, percussão, bateria, teclas).  

DJ Patife também participa das oficinas e workshops do evento que inicia no sábado (6)

É recomendado que os participantes da Co.Ri tenham algum instrumento para interagir durante a atividade, exceto quem vai usar a voz.   

O workshop “A Rítmica afro-brasileira no Piano moderno”, com o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas, será transmitida, também, pela plataforma Zoom, na terça-feira (9), às 17h. Nessa aula, o músico irá compartilhar alguns dos conceitos que compõe a rítmica afro-brasileira utilizada por ele em seu processo de criação e improvisação. A atividade é indicada para instrumentistas em nível médio e avançado, sem limite de idade. 

Nas redes sociais do Instagram e Facebook, interessados poderão encontrar informações sobre os demais participantes do Co.Ri: o beatmaker e produtor Jorge Dubman (BA); a clarinetista Vanessa Melo (BA); a baterista Lorena Martins (BA); a baixista Tati Trad (SP/BA); a maestrina Elem Silva (BA); o produtor e saxofonista Daniel Nogueira (SP); o manager Laércio Costa (RJ); o guitarrista Martim Mendonça (BA); o baterista e produtor Sérgio Machado; o cantor e compositor Fábio Cascadura (BA/CA) e DJ Patife (SP/PT). Além de Thiago Trad (SP/BA), que é coordenador e mediador das ações. 

Todos esses artistas e agentes culturais são residentes em três países e seis cidades diferentes, conectados pelo Co.Ri para falar sobre música. O projeto conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e do Ministério do Turismo do governo federal, através do Programa Aldir Blanc, contando com a produção em parceria entre o selo Bahia Experimental e a Shanti Produções.