TV Boreal

Festival 125 Anos de Cinema apresenta filmes do neorrealismo italiano

A mostra de clássicos dirigidos por Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti está na programação do Telecine Cult e começa no domingo (18), às 10h35

14 de Abril de 2021, 16:01

Da Assessoria

Movimento que foi um grande contraponto político e artístico ao fascismo da Itália, principalmente no cinema, o neorrealismo italiano foi responsável por representar a realidade social, política e econômica do país que estava em ruínas no final da Segunda Guerra Mundial. “Roma, Cidade aberta”, de Roberto Rossellini, foi filmado logo depois da libertação da capital do regime totalitário de Mussolini e seu lançamento foi o marco do movimento, em 1945. No domingo (18), o cinema neorrealista italiano é destaque no Festival 125 Anos de Cinema, que vai ao ar sempre aos domingos no Telecine Cult e está disponível a qualquer momento na plataforma de streaming.

Magnani também estrela o filme de Visconti 'Belíssima'

Entre os filmes em destaque na programação estão “Belíssima”, de Luchino Visconti; “Ladrões de Bicicleta”, drama de 1948 que rendeu a Vittorio De Sica o Oscar honorário de filme em língua estrangeira mais notável, e “Roma, Cidade aberta”, de Rossellini, que venceu o Grande Prêmio do Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro. A produção foi a primeira da trilogia sobre o pós-guerra do diretor, que ainda conta com “Paisà” e “Alemanha, Ano Zero”.

Filmes do neorrealismo italiano estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.