Oportunidades

Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro, abre inscrições para projetos

As inscrições para projetos já estão abertas, seguindo até o dia 31, às 23h59; o encontro de produtores ocorrerá on-line no período de 28 de setembro a 3 de outubro

17 de Maio de 2021, 09:42

Da Redação

O Brasil CineMundi – 12th International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro, acontecerá este ano no período de 28 de setembro a 3 de outubro, integrando a programação da 15ª. Mostra CineBH – que novamente, por conta da pandemia de covid-19, será realizado no formato on-line. Produtores, roteiristas e diretores interessados em inscrever seus projetos terão de fazê-lo até o dia 31, às 23h59, horário de Brasília.

“Para a seleção da décima-segunda edição do Brasil CineMundi, os proponentes poderão inscrever seus projetos de filmes brasileiros de longa-metragem em três categorias: projetos em desenvolvimento, em produção e finalização”, destaca o informativo do evento enviado à Redação. Para os projetos em desenvolvimento, há três subcategorias: CineMundi, Doc Brasil Meeting e Foco Minas. “As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.brasilcinemundi.com.br. Deve-se consultar o regulamento para obter as especificidades e informações da seleção, realizar o cadastro e preencher o formulário disponível no ato da inscrição”, informa, ainda, o press-release.

Para a edição de 2021, o Brasil CineMundi ampliou o número de inscritos, que passa de 22 para 35 projetos – a serem selecionados na fase de desenvolvimento "para atender a demanda do setor que está com restrições de filmagem, considerando o cenário da pandemia”.

De acordo com seus organizadores, "o 12º. Brasil CineMundi, em ambiente digital, mantém o mesmo propósito de realização, que é o de promover a conexão entre o cinema brasileiro e mercado internacional, além de oferecer uma série de atividades de formação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção brasileira de perspectiva autoral e inovadora”. 

A coordenadora geral Raquel Hallak diz que é “importante ressaltar que o Brasil CineMundi amplia as possibilidades para profissionais do audiovisual no Brasil encontrarem parceiros para seus projetos de longa-metragem e firmarem acordos de coprodução internacional”. “E, ainda”, prossegue, “estabelecer uma rede de contatos e negócios com representantes da indústria nacional e estrangeira."