Filmes e Séries

Documentário sobre afundamento de bairros e a luta das vítimas por seus direitos estreia na capital

'A Braskem passou por Aqui: a Catástrofe de Maceió', documentário de Carlos Pronzato, será exibido em duas sessões na quinta-feira (5), na Igreja Batista do Pinheiro, a partir das 18h

03 de Agosto de 2021, 10:22

Da Redação

Na quinta-feira (5), o longa-metragem “A Braskem passou por Aqui: a Catástrofe de Maceió”, dirigido pelo documentarista Carlos Pronzato, será exibido para o público maceioense, em duas sessões a partir das 18h, na Igreja Batista do Pinheiro à rua Miguel Palmeira, 1.300, bairro do Pinheiro. Por conta das medidas de prevenção à covid-19, serão permitidas 107 pessoas por sessão - a entrada é por ordem de chegada e a segunda sessão começa às 20h.

Carlos Pronzato em meio à devastação urbana provocada pela mineradora Braskem 
O documentarista esteve sempre acompanhado das vítimas em sua passagem por Maceió
Assista ao trailer do documentário

A comunicação da Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada, que já há alguns anos tenta fazer prevalecer, nas negociações com a indústria de petroquímica Braskem, responsável pelo afundamento de cinco bairros na parte alta de Maceió, Carlos Pronzato diz que “a coisa mais importante do documentário é dar voz às vítimas”. “Até então”, diz ele, “prevalece na mídia a narrativa da Braskem.

No informativo enviado à Redação, a associação dos empreendedores observa o comprometimento de Pronzato com a luta empreendida pelas vítimas da mineradora. “Ele fez questão de levar consigo, para todas as entrevistas que concedeu à imprensa, um representante da luta contra a mineradora em Maceió.”