Vinicius Palmeira estreia documentário sobre folguedos alagoanos

O lançamento de 'Mestres e Entremeios de Folguedos" será nesta segunda-feira (30), em duas sessões gratuitas no Centro Cultural Arte Pajuçara; projeto recebeu recursos da Lei Aldir Blanc

30 de Agosto de 2021, 15:40

Sebage Jorge/ Editor

O gestor e produtor cultural Vinicius Palmeira faz sua primeira incursão no cinema com o documentário “Mestres e Entremeios de Folguedos”. A estreia será em Maceió, nesta segunda-feira (30), em duas sessões gratuitas às 18h30 e às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara (avenida Dr. Antônio Gouveia, 1.113, Pajuçara). Por conta das medidas de prevenção contra a covid-19, serão permitidas apenas 80 pessoas por sessão. Os convites podem ser retirados na Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (a Asfopal), ligando para o número (82) 98719 7909.

O filme foi produzido com recursos da lei emergencial Aldir Blanc (R$ 50 mil), via edital Mestra Ilda, realizado no final do ano passado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac), da qual Vinicius Palmeira foi diretor presidente por oito anos, durante os dois mandatos do prefeito Rui Palmeira (que antecedeu o atual gestor).

O longa cobre a diversidade dos folguedos em todo o estado

“Mestres e Entremeios de Folguedos" reúne oito folguedos tradicionais alagoanos: o reisado, guerreiro, pastoril, baianas, taieira, coco de roda, mané do rosário e fandango. Com roteiro, produção e direção de Vinicius Palmeira, o longa segue a história e as características de cada uma dessas brincadeiras ou danças populares, com declarações de seus mestres, mestras e brincantes. As apresentações são ao ar livre.

No informativo enviado à Redação, Palmeira diz acreditar que o longa pode inspirar outros realizadores do audiovisual a produzirem "mais títulos em torno da nossa rica e resistente cultura popular". "Como registro, não tenho dúvidas da sua perenidade.”

Rodado em Maceió, no povoado de Riacho Doce e na orla da Lagoa Mundau, e no povoado do Poxim no município de Coruripe, "Mestres e Entremeios de Folguedos" apresenta um rigoroso trabalho fotográfico de Victor Viana. Ana Clara Vasconcelos, presidente da Asfopal, afirma que o documentário “traz em imagens, o vigor de nossos ritmos e o brilho de nossas cores, emoldurado pela rica paisagem tropical onde vivemos”.

Inicialmente, o projeto consistia numa mostra de folguedos, com apresentações ao vivo. Em função das restrições ocasionadas pela pandemia, acabou virando um documentário em longa-metragem.