Cultura

Inffinito Film Festival homenageia trajetória cinematográfica de Marieta Severo

Serão exibidos seis filmes protagonizados pela atriz a partir do domingo (5); festival, que estreia no sábado (4), será exibido, de forma híbrida, no Brasil e Estados Unidos

31 de Agosto de 2021, 15:35

Da Redação

Marieta Severo será homenageada com uma mostra especial dedicada a sua trajetória no cinema brasileiro na 25ª. edição do Inffinito Film Festival, que é o maior e mais importante evento do cinema nacional no exterior. O festival, que acontece em setembro, apresentará seis filmes no Brasil e nos Estados Unidos. De acordo com o informativo enviado à Redação, as produções estreladas por Marieta Severo estarão presentes “em todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca”.

“Para assistir gratuitamente aos longas-metragens, será necessário apenas fazer um cadastro simples na plataforma de streaming www.inff.online”, destaca o press-release do festival, que estreia no sábado (4), seguindo até o dia 18. O evento terá extensa programação, em formato híbrido, com exibições de filmes e shows presenciais ao ar livre em Nova York e em Miami, com sessões de cinema on-line na plataforma do festival.

Clássico: Marieta Severo estrelou 'Carlota Joaquina, Princesa do Brasil' em 1997

“Vendo ou alugo”, de Betse de Paula (domingo, dia 5, às 23h); “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati (dia 9, às 23h); “A Dona da História”, de Daniel Filho (10, 23h); “Cazuza: O Tempo não para”, de Walter Carvalho e Sandra Werneck (11, 23h); “Noites de Alface”, de Zeca Ferreira (16, 23h), o longa mais recente com participação da atriz, e “Com Licença, Eu vou à Luta”, de Lui Farias (17, 23h), são os filmes que compõem a mostra. “Noites de Alface” estreou nos cinemas brasileiros em junho deste ano.

Longa de Betse de Paula, de 2012, abre o festival

Em 1997, na primeira edição do Inffinito Film Festival, Marieta Severo estreou no evento, tornando-se assim o primeiro artista brasileiro a participar do festival em Miami, com o recém-lançado “Carlota Joaquina”, filme-símbolo da retomada do cinema brasileiro após o desmonte do governo Collor. “Agora, 25 anos depois, as diretoras da Inffinito, Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli homenageiam a atriz, que tem em sua filmografia 34 longas-metragens”, destaca a organização do evento.

Adriana L. Dutra diz que Marieta Severo “representa a força do cinema brasileiro”. “A força da retomada, simbolizada pelo filme 'Carlota Joaquina', e também a força feminina, com papéis tão marcantes e potentes. É uma honra levar a obra da Marieta para todos os Estados Unidos e também para o público brasileiro, numa mostra online gratuita.”

A atriz participará, ainda, de uma live, no dia 14 de setembro, às 20h, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), conversando com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sobre sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro desde a estreia em 1965 dirigida pelo escritor e jornalista Luiz Carlos Maciel, em “Society em Baby Doll”, que foi seguido pelo inesquecível “Todas As Mulheres do Mundo” de Domingos Oliveira..