Cultura

Festival Sururu reúne música, gastronomia, cinema e empreendedorismo

Evento on-line e gratuito, patrocinado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, estreia nesta quinta-feira (2), às 20h; entre as atrações, Júnior Almeida, Negra Cinthia e Wado

02 de Setembro de 2021, 16:32

Da Redação

Estreia nesta quinta-feira (2) o Festival Sururu, reunindo atrações musicais e gastronômicas. O evento, que será realizado em cinco episódios on-line, recebeu recursos provenientes da Lei Emergencial Aldir Blanc, do governo federal, via edital lançado no final do ano passado pela Secretaria de Estado da Cultura (a Secult). Fazendo homenagem ao sururu, molusco bivalve (ou seja, inserido em uma concha com duas valvas), que integra a gastronomia tradicional e popular de Alagoas — especialmente Maceió —, o evento será transmitido pelo canal do festival no YouTube, a partir das 20h. Entre as atrações, o cantor e compositor Júnior Almeida, a cantora e compositora Negra Cinthia e o trompetista Natan de Oliveira. 

A programação prevê, ainda, a exibição de documentários e curtas-metragens sobre cultura alagoana, incluindo “Imaginários urbanos” (2017), de Glauber Xavier. De acordo com o informativo do festival,  o filme apresenta “as inquietações de um grupo de pesquisadores e artistas dispostos a estimular reflexões sobre as representações simbólicas da cidade de Maceió”.

Natan Oliveira é uma das 15 atrações musicais do festival

O sururu foi aprovado pelo Conselho Estadual da Cultura como Patrimônio Imaterial de Alagoas em 2014, mas já havia-se tornado símbolo cultural maceioense com o lançamento do “Manifesto Sururu”, em 2004, pelo músico e sociólogo Edson Bezerra. Em 2019, foi publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

A direção artística e musical do Festival Sururu leva a assinatura dos músicos (não residentes em Alagoas) Fernando Melo e Fernando Nunes.

“O evento vai reunir ao todo 15 atrações musicais, grupos de folguedos, produções audiovisuais, entrevistas com personalidades, entrevistas com empreendedores”, destacam os organizadores. Os shows foram gravados no palco do Teatro Deodoro, no centro da capital.