TV Boreal

Quiçaça: reggae, rock e cultura popular compõem o caleidoscópio da banda arapiraquense

O show 'Ao Vivo na Fazenda Velha', gravado na zona rural de Arapiraca, está disponível no canal do grupo no YouTube

14 de Setembro de 2021, 10:07

Sebage Jorge/ Editor

A banda Quiçaça, de origem arapiraquense, lançou às vésperas do 7 de Setembro, no domingo (5), o show ao vivo “Quiçaça - Ao Vivo na Fazenda Velha”, disponível no YouTube. A apresentação, de pouco menos de uma hora (58:38), gravada em Arapiraca (o município agrestino distante 128 km da capital, segunda maior cidade de Alagoas), está disponível na plataforma do YouTube.

Todo show, de uma dinâmica e interação entre a galera absolutamente harmônica e vibrante, ocorreu na fazenda de Ruan Mello, o Mago Veio, responsável por vocal, poesias e melodias — além da guitarra base. A fazenda é uma espécie de quartel-general rural da banda, citada em várias canções. O som, entre o pop sertanejo de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo (eles cantam "Frevo Mulher", de Zé Ramalho) e a exuberância roqueira do matuto Alceu Valença, é originalíssimo e arapiraquense, com a força da juventude e de um espírito inquieto que precisamos, todos nós, empunhar, demonstrar, cantar, sobrepujando a maledicência, a violência e a preguiça.

O show mistura o reggae e o rock à cultura popular, com dosagem certa e originalidade

Tem muito reggae também. Show imperdível — corre lá e deixe fluir: poesia regional urbana e contemporânea. E urgente. O figurino, desenhado por Bella e costurado por Dona Socorro, é simplesmente singelo (fofo) e imaginativo. Cenário idem, com significativas carcaças e edição ágil, pontuada por silêncios e escuros e canto de pássaros, além, é claro, pela poesia dolorida ou divertida (popular) que (quase) todos eles declamam.

O figurino esperto da banda foi desenhado por Bella e costurado por Dona Socorro

Eles são, além do Ruan, que também toca maracas, Gleyson Matheus (guitarra e backing vocals), Ricardo Evangelista (percussão e backing vocals), Rodrigo Cruz (bateria) e Janu Leite (voz, baixo e teclado/synths). 

O show “Quiçaça — Ao Vivo na Fazenda Velha” foi realizado com recursos da lei federal emergencial Aldir Blanc, via edital da Secretaria de Estado da Cultura.