Cultura

Diogo Oliveira estreia seu 'Coisa de Preto — Um Concerto à brasileira'

Tenor convidou o percussionista Wilson Santos e o pianista carioca Rafael Simonaci para acompanhá-lo nesse projeto 'fora dos padrões de espetáculo lírico'; nessa quarta-feira (17), às 20h, no Teatro Deodoro

16 de Novembro de 2021, 17:30

Sebage Jorge/ Editor

O tenor Diogo Oliveira comemora 17 anos de canto lírico e estreia em Maceió o espetáculo “Coisa de Preto — Um Concerto à brasileira”. “É político antes de qualquer coisa”, diz Oliveira em conversa com a reportagem, explicando que o trabalho que será apresentado nessa quarta-feira (17), às 20h, no Teatro Deodoro (rua Barão de Maceió, s/n, Centro), é todo focado em seu repertório afro brasileiro. “Trazendo o diferencial da percussão, quebrando aquele formato tradicional do concerto lírico de voz e piano”, assegura.

O repertório, afinal, é uma coletânea de clássicos da música de câmara brasileira que inclui Chiquinha Gonzaga, Waldemar Henrique, Hekel Tavares e Babi de Oliveira. E vão rolar atabaques, batuques e pandeiros sob a batuta do percussionista Wilson Santos, o mentor e comandante da Orquestra de Tambores de Alagoas. 

Diogo Oliveira diz que seu espetáculo é "artístico e político antes de qualquer coisa"

A direção é de Carlos Alberto Barros (do grupo teatral Ozinformais) e, além de Wilson Santos, acompanha o cantor o pianista carioca Rafael Simonaci. “Também haverá performance de dança com Alexandrëa Constantino”, avisa a comunicação do concerto.

De acordo com o informativo enviado à Redação, “o projeto ‘Coisa de Preto’ ressignifica uma expressão popular racista, enaltecendo a negritude através de uma arte que historicamente era apresentada em salas de espetáculos e teatros onde cultuavam a cultura européia”. “Mesmo enfrentando um cenário local desfavorável à música erudita”, continua o press-release assinado por Fabiana Xavier, Lara Tapety e Nicole Freire, “Diogo Oliveira continua firme. E com ‘Coisa de Preto’ coloca a musicalidade negra no centro."

O projeto foi viabilizado com recurso da lei federal emergencial Aldir Blanc, via Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação nessa quarta-feira integra a programação de aniversário de 111 anos do Teatro Deodoro. Os ingressos a R$ 15 e R$ 30 podem ser adquiridos aqui.