Especial

Algás reúne chefes de cozinha e artistas visuais no projeto 'Arte no Prato'

Ação começa nesta quinta-feira (25) em 15 restaurantes da capital; cliente degustam a nova receita e leva o prato ilustrado

24 de Novembro de 2021, 10:05

Da Redação

A distribuidora de gás natural Algás dá início nesta semana, em Maceió, à terceira edição de seu projeto em parceria com artistas visuais e chefes de cozinha, o “Arte no Prato”. Nesta quarta-feira (24), a empresa realiza coquetel de lançamento, para convidados, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro central do Jaraguá. “Em edição limitada”, explica o informativo enviado à Redação, “a nova coleção de pratos de porcelana vem dessa vez inspirada pelo tema ‘Energia para superar’, uma análise acerca dos ensinamentos que tivemos com a pandemia do covid-19, reconhecendo também o esforço de recuperação de todo o segmento gastronômico, um dos mais afetados durante o período de isolamento.”

Para levar para casa um desses valiosos pratos, vá até um dos 15 restaurantes clientes da Algás a partir dessa quinta-feira (25) e se delicie com a receita inédita produzida para o evento. A promoção dura até o fim do estoque da louça artística. O projeto faz, também, uma homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia da covid-19.

Arte de Weber Bagetti em homenagem aos profissionais da saúde no combate à pandemia

“Esses restaurantes foram convidados a criar receitas inéditas para esta edição do projeto, que serviram de inspiração para oito artistas visuais desenvolverem as ilustrações exclusivas reproduzidas nos pratos”, destaca o press-release da Algás. 

Entre as receitas, “Peixe à Terra e Mar”, do chef Jonatas Moreira, do Akuaba, ilustrada pela artista Myrna Maracajá; “Moqueca da Terrinha”, do chef Vitor Generoso, do Divina Gula, ilustrada por Weber Bagetti, e “Sol das Alagoas”, do chef Wanderson Medeiros (Picuí), com pintura assinada por Lula Nogueira. Os outros restaurantes participantes são: Armazém Guimarães, Bicho do Mar, Bodega do Sertão, Caruaru, Imperador dos Camarões, Janga, Liro Bistrô, Maria Antonieta, Mestre Cuca, Pig Pork, Rustik e Santorégano. E ainda os artistas Rosa Piatti, Marta Emília, Suel Damasceno, Sagaz e Persivaldo Figueirôa.

Jonatas Moreira, do Akuaba, criou receita de peixe ilustrada por Myrna Maracajá/ Foto/ Arquivo

“Profissionais da saúde devidamente identificados levarão ainda de presente um segundo prato, criado por Weber Bagetti especialmente para a homenagem”, destaca a comunicação da distribuidora, informando que o projeto foi lançado em 2015. “O ‘Arte no Prato’ foi idealizado como um reconhecimento da Algás à cultura e à gastronomia alagoana, assim como aos estabelecimentos que fazem uso do gás natural em suas cozinhas, fonte de energia que garante não somente mais economia, como também praticidade, segurança  e conforto para estabelecimentos comerciais e residências.”

Outra ação importante vinculada ao projeto é que ao aceitar o convite para tornar-se participante do evento, cada restaurante fez a doação de dez cestas básicas que foram encaminhadas a instituições sociais de Maceió. 

“Esta é mais uma das ações que integram as práticas cotidianas de sustentabilidade adotadas pela companhia, que mantém como uma de suas principais políticas o selo Adotei o Natural. Abracei o Social”, explica José Ediberto de Omena, diretor presidente da Algás. “Estamos muito felizes por proporcionar aos alagoanos mais uma edição deste projeto pelo qual temos especial carinho.”