Especial

Secretaria de Estado da Saúde fará castração de fêmeas de gatos e cães pelo SUS

Chamamento de clínicas veterinárias foi feito pelo Diário Oficial; procedimento deverá reduzir a transmissão de doenças infecciosas

07 de Dezembro de 2021, 10:40

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (a Sesau) instituiu o programa “CastraSim”, direcionado à castração de fêmeas de cães e gatos dos 102 municípios alagoanos. De acordo com reportagem da agência de notícias do governo, Alagoas será o primeiro estado brasileiro a oferecer o serviço pelo Sistema Único de Saúde (o SUS). “O objetivo é reduzir a cadeia de transmissão de zoonoses tanto entre os animais como nas pessoas”, explica o site oficial, divulgando o edital de chamamento público para o credenciamento das clínicas veterinárias que desejarem participar do projeto, publicado no início do mês, no Diário Oficial do Estado (DOE). A fase de habilitação vai até as 12h do dia 4 de janeiro do ano que vem.

Secretário Alexandre Ayres falou em sua rede social sobre o programa/ Foto/ Carla Cleto

Na segunda-feira (6), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou o programa em live na sua rede social. “Quero informar que o edital já está disponível no site da Sesau”, destacou o secretário. “As clínicas veterinárias interessadas em se credenciar devem verificar as regras e realizar seus cadastros para que a Sesau possa iniciar o projeto o mais rápido possível.”

De acordo com Ayres, as clínicas contratadas realizarão as cirurgias e a Sesau irá custear os gastos com o procedimento. O governo deverá investir R$ 500 mil mensais para 1.350 castrações a cada 30 dias. “O pagamento às clínicas será realizado mensalmente e a castração será realizada em animais com idade a partir dos seis meses, após avaliação do médico veterinário”, reporta o noticiário oficial. “Com a castração, o número de animais abandonados em consequência de ninhadas indesejadas será reduzido, diminuindo-se assim a incidência de doenças como leishmaniose (especialmente a visceral), raiva, toxoplasmose, leptospirose, ancilostomíase cutânea ou larva migrans (bicho geográfico) e esporotricose, entre outras.”

Para mais informações sobre as regras de participação das clínicas veterinárias acesse o site da Sesau e clique no item Chamamento público nº. 005/2021 (retificado).