Especial

Instituto do Meio Ambiente inaugura Jardineto Botânico em Marechal Deodoro

Novo espaço abrigará espécies da Mata Atlântica e da Caatinga e realizará trabalhos de educação ambiental na base descentralizada do IMA no município vizinho à capital

23 de Dezembro de 2021, 15:45

Da Redação

O recém inaugurado Jardineto Botânico, é o novo espaço para trabalhos de educação ambiental administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (o IMA). Implantado em Marechal Deodoro, município distante 28 km ao sul de Maceió — onde funciona a base descentralizada do instituto —, o jardineto conta com espécies de plantas nativas da Mata Atlântica e da Caatinga.

“O Jardineto Botânico”, destaca o informativo enviado à Redação, “leva o nome do servidor Afrânio Farias de Menezes, profissional dedicado às causas ambientais e que fez parte do quadro de funcionários do IMA por mais de 20 anos. Ainda foi vice-presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e criou bosques da memória em alguns municípios alagoanos, contribuindo diretamente na manutenção do meio ambiente e nas homenagens às vítimas da covid-19.”

Novo espaço reproduz o que já havia em Maceió, desativado por conta da ação da Braskem 

O novo jardineto, vale lembrar, reproduz o espaço que já existia na antiga sede do IMA na capital, no bairro do Mutange, desativada em razão da instabilidade do solo provocada pela atividade de mineração realizada pela indústria de petroquímica Braskem, responsável pelo maior desastre ecológico em andamento em todo o planeta.

Profissionais do IMA colaboraram com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica em uma das áreas do Jardineto Botânico. Nas proximidades, encontram-se a sementeira e o viveiro do projeto “Alagoas Mais Verde”, que, segundo a direção do instituto, também contribuirá para a manutenção do espaço.

Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, diz que o novo espaço em Marechal Deodoro abrigará “as espécies ocorrentes nos biomas Caatinga e Mata Atlântica", possibilitando formas de adaptação para que essas espécies sobrevivam em ambientes diversos. “Além disso”, conclui a curadora, “o jardineto vai contribuir diretamente para as ações de educação ambiental, como, por exemplo, as visitas dos participantes durante os passeios promovidos pelo projeto ‘Navegando com o Meio Ambiente’, também conhecido como ‘Barco Escola do IMA’.”