Especial

Pesquisadores da Ufal em Penedo registram 352 espécies de peixes na APA Costa dos Corais

A Área de Proteção Ambiental costeira abrange uma região desde o sul de Pernambuco até o norte de Alagoas; artigo publicado em periódico científico aponta que 12% desses seres marinhos estão em algum nível de extinção

30 de Dezembro de 2021, 10:24

Da Redação

Os professores Cláudio Sampaio e Flávio Ferreira-Junior, do Laboratório de Ictiologia e Conservação, do núcleo de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (a Ufal), assinam artigo para o periódico Neotropical Ichthyology, da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI). O estudo realizado pelos professores alagoanos foi capa da edição outubro-dezembro da revista.

A 30 metros de profundidade, o 'Montastraea cavernosa'

Sob o título “Biodiversidade e conservação dos recifes de corais na maior Área de Proteção Marinha do Brasil”, o artigo analisou a riqueza, distribuição e conservação de peixes recifais na maior Área de Proteção Ambiental (APA) costeira de uso múltiplo do país, a Costa dos Corais. Os pesquisadores afirmam que os recifes de coral “abrigam uma das maiores biodiversidades de peixes do planeta”, porém, ainda sem informações sobre eles, numa faixa de litoral que vai do sul de Pernambuco até o norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL).

Recifes de esponja: aqui predominam tubos esponjosos que abrigam o gênero 'Aplysina'

“Como resultado, um total de 325 espécies de peixes foi listado para APA Costa dos Corais”, informa a comunicação da Ufal, relacionando as espécies Chondrichthyes (28) e Actinopterygii (297). “As espécies de peixes foram representadas por 81 famílias e as mais representativas são as de Carangidae (23 espécies), Labridae (21) e Gobiidae (15)”, destaca o informativo da universidade enviado à Redação.

Estudo foi capa da edição outubro/dezembro da revista

Em seu artigo, os professores Cláudio Sampaio e Flávio Ferreira-Junior afirmam que a riqueza de peixes da APA “representou 44% de todas as espécies de peixes registradas no Oceano Atlântico Sudoeste”. Outras 40 espécies também foram registradas como Quase Ameaçada (NT), Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) e Criticamente em Perigo (CR), representando 12% do total catalogado.

O trabalho publicado na Neotropical Ichthyology foi realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e do Projeto Conservação Recifal (PCR), que afirmam que o estudo “reforça a importância da APA Costa dos Corais na biodiversidade e conservação dos peixes recifais e enfatiza a necessidade urgente de estratégias de conservação”.