Cultura

'Natal na Avenida da Paz' encerra programação com video mapping da Núcleo Zero

Produtora fará 'projeção natalina' na fachada do Museu Théo Brandão, nessa quarta-feira (5) a partir das 20h; artista Weber Bagetti produz nova exposição, que deverá estrear no meio do ano

04 de Janeiro de 2022, 17:42

Sebage Jorge/ Editor

A produtora de filmes e eventos culturais Núcleo Zero faz o encerramento do programa “Natal na Avenida da Paz” nessa quarta-feira (5), às 20h, com uma projeção mapeada sobre a fachada do Museu Théo Brandão, na região central da capital à Avenida da Paz, 1.490. O projeto idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto (e viabilizado pelo Magazine Luíza) — e que começou na noite de 26 de dezembro — apresenta nesta terça-feira (4), a partir das 17h30, uma "parada de luzes" (que é um desfile musical com participação de crianças) e ainda um show para a meninada com a banda Cazuadinha.

Pessoal da Núcleo Zero (leiam-se os irmãos Weber e Werner Bagetti), responsável por alguns dos filmes documentários mais importantes do novo cinema alagoano, como “História Brasileira da Infâmia” e “Exu, além do Bem e do Mal”, ambos de 2014, vem realizando essas projeções desde 2017, quando percorreu diversos municípios alagoanos, projetando sobre monumentos e edifícios históricos vídeos do projeto “Narrativas em Movimento”, sobre história, cultura e artes da terrinha.

A Núcleo Zero já havia mapeado o Museu Théo Brandão em 2020

“O tema da projeção dessa quarta-feira é o Natal. Estamos encerrando as comemorações natalinas”, explica Weber Bagetti, que está produzindo exposição de artes visuais para apresentar “no meio do ano”. “Ainda não tenho definido o tema. Estou trabalhando em várias linguagens diferentes ao mesmo tempo. Está meio aberto”, conta o artista. "Quero misturar artes plásticas com arte digital, projeções etc. Ainda estou formatando o conceito.”

Bagetti: 'Quero misturar artes plásticas com arte digital'

Parte dessa inspiração de Weber Bagetti, que participou recentemente do projeto da distribuidora Algás, reunindo chefes de cozinha e artistas visuais, o “Arte no Prato”, você pode conferir nessa quarta-feira no encerramento do “Natal da Avenida da Paz”, que contará, ainda, com apresentação da banda Divina Supernova. É grátis.

Quanto ao cinema, em 2020 a Núcleo Zero foi responsável pelo primeiro longa-metragem alagoano, o premiado “Cavalo”, dirigido por Werner Bagetti e Rafhael Barbosa. E vem mais coisa por aí. “Estamos com três projetos em andamento”, revela Weber. “Um curta-metragem em animação que estamos finalizando, baseado num conto do Breno Accioly chamado ‘João Urso’. Um longa de ficção que vamos começar este ano e um curta de animação em stop motion que também vamos iniciar este ano.”

Nada mal. Vale acompanhar a trajetória dessa galera de responsa.