Especial

No dia da árvore, ações tentam minimizar o descaso com o meio ambiente

Neste sábado (21), comemorou-se a Natureza com alertas à população; a cidade carece do verde nos espaços urbanos

27 de Julho de 2018, 13:36

 
Marcando a chegada da Primavera – que inicia neste domingo (22) –, o dia 21 de setembro foi instituído como o Dia da Árvore. A data comemorativa, oportunamente próxima à estação em que a Natureza parece recuperar a vida adormecida pelo frio do Inverno, foi criada com o fim de reforçar os apelos para a conscientização em favor do meio ambiente. 
 
Neste sábado (21), na Praça dos Martírios, em Maceió, houve distribuição de folhetos, panfletos e cartilhas, alertando a população sobre a importância das árvores no ecossistema. 
 
Apesar dos esforços, dados de 2006 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente revelam que a cidade possui apenas três árvores para cada habitante. O ideal é que o número seja três vezes maior. 
 
Nos últimos anos, a prefeitura realizou várias ações para arborizar a cidade, incentivando ao plantio de mudas pela população. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, quase dez mil mudas foram plantadas, em praças e em alguns espaços da orla. 
 
Em frente ao Shopping Farol, no canteiro central da avenida Fernandes Lima, há um protótipo de árvore gigante que contabiliza quantas já foram plantadas na capital. A meta é cultivar um milhão de mudas.