Especial

Vice José Thomaz Nonô leva programa 'Governo perto de Você' para Porto Calvo

Governador Teotonio Vilela teve arritmia cardíaca e não pode vir ao município nesta segunda-feira (7); vice Thomaz Nonô falou à população

27 de Julho de 2018, 13:36

 
PORTO CALVO – O município, distante 96 km de Maceió, tornou-se sede do governo de Alagoas, a partir desta segunda-feira (7). A histórica cidade passa a ser a capital política e administrativa do Estado, com diversos técnicos das secretarias de Estado, além dos secretários e do próprio governador Teotônio Vilela (PSDB) – este, porém, não comparecendo ao cerimonial de abertura desse governo extra Palácio, devido a uma arritmia cardíaca que sofreu durantea manhã. Não foi grave – a Comunicação do governador diz que ele retoma a agenda de trabalho nesta terça-feira (8). O vice-governador José Thomaz Nonô foi quem abriu os trabalhos do programa "Governo perto de Você" na região Norte.
 
A ação – que vai durar toda a semana – deve marcar reuniões de Teo Vilela com os prefeitos da região, agendando dias e horários de visitas aos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Jacuípe, Jundiá, Campestre, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Flexeiras e Joaquim Gomes.
 
Em Porto Calvo, serão oferecidos diversos serviços à população, com capacidade de atendimento para 200 carteiras do trabalho; 900 identidades, entre primeira e segunda vias; 420 registros de nascimento; 120 casamentos coletivos e outros serviços gratuitos para os moradores.
 
De helicóptero
 
Chegando a bordo de um helicóptero e acompanhado de uma grande comitiva de militares, o governador em exercício, José Thomaz Nonô (DEM), recebeu a chave de Porto Calvo das mãos do prefeito Ormindo Uchôa (PSDB). Como de costume, o chefe do executivo do município foi breve nas palavras, fazendo apenas pequenos agradecimentos.
 
Desfile militar anunciou o programa 'Governo perto de Você' no município de Porto Calvo
Nonô justificou a escolha de Porto Calvo, dentre os 17 municípios da região Norte, para ser a capital do governo por uma semana. “Porto Calvo é polo da região há mais de 300 anos e nada melhor de que trazer o governo de Alagoas para essa cidade histórica, que é terra de Calabar”, afirmou.
 
O programa "Governo perto de Você" também já aconteceu em Arapiraca e Santana do Ipanema. Nesta terça-feira (8), representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (a Seinfra) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), junto com o governador Teotônio Vilela, assinarão ordens de serviço para a construção de uma nova estação de tratamento de água, visando melhorar o abastecimento no município de Campestre, distante 130 km de Maceió.
 
A comunicação do governo diz que a nova estação “garantirá melhorias na qualidade da água fornecida à população”. A Casal vai investir R$ 180 mil. Vilela visitará também as obras do conjunto Maria de Lourdes Rufino, em Jundiá (a 109 km de Maceió), cuja edificação de 150 unidades habitacionais está em fase de conclusão. Nesta terça-feira ainda, a Associação de Costureiras de Porto Calvo receberá 14 máquinas de costura, com a promessa do estado de realizar ali cursos de capacitação. A associação reúne atualmente 35 costureiras. O programa do governo promete a doação, até o final de 2013,  de 1.200 máquinas de costura em 20 municípios.
 
Além do vice-governador, estão em Porto Calvo o senador Benedito de Lira (PP); o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo (PSDB), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão; prefeitos da região e todos os secretários das diversas pastas estaduais.