Especial

Parceria do governo estadual com o Ministério do Desenvolvimento Agrário beneficia agricultores da região Norte

Benefício é destinado aos produtores da região Norte; recursos vieram do Ministério do Desenvolvimento Agrário

27 de Julho de 2018, 13:36

 
PORTO CALVO – Os agricultores da região Norte receberam da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), na última quinta-feira (10), cinco máquinas que serão utilizadas no preparo do solo, no plantio e na colheita dos produtos. A entrega desses implementos foi feita no centro administrativo da prefeitura de Porto Calvo, município distante 96 km da capital, e é fruto de um convênio da Seagri com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como parte do Programa Territórios da Cidadania.
Entre os implementos que foram repassados estão grades de bico, arados, ganchos agrícolas, plaina e retroescavadeira. De acordo com a Seagri, mais de 1.500 agricultores da região serão beneficiados com o uso dos equipamentos.
 
Os implementos agrícolas foram repassados para a Cooperativa dos Produtores Rurais da Região Norte (Coopernorte), mas podem ser utilizados por todos os agricultores da região, especialmente aqueles que trabalham com a agricultura familiar.  Por meio desse mesmo convênio, em dezembro de 2012, foram repassados à cooperativa um caminhão e um trator, que auxiliam no preparo do solo e escoamento da produção.
 
O presidente da Coopernorte, Pedro Elias dos Santos, conhecido como Pedro Farofa, comemorou a chegada dos equipamentos. “A vida do agricultor melhorou muito, desde o ano passado, e agora com esses novos equipamentos vai melhorar ainda mais. Hoje temos orgulho de sermos agricultores de Alagoas”, afirmou.
Presidente da cooperativa Pedro Farofa: 'A vida do agricultor melhorou muito'
 
A região Norte produz principalmente maracujá, banana, macaxeira, inhame, coco, laranja e batata, que são comercializados por meio de iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Compra Direta Local com Doação Simultânea e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 

A entrega dos implementos foi feita pelo governador Teotonio Vilela Fillho e pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.