Especial

Seagri abre edital para distribuição de sementes em 2014

O prazo para o envio de pedidos vai até 31 de janeiro; informações estão disponíveis no site da secretaria

27 de Julho de 2018, 13:36

Um edital para acesso a sementes no ano de 2014 está sendo divulgado no portal da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). A Comunicação da secretaria avisa que entidades representativas dos agricultores e prefeituras interessadas devem entregar propostas na sede do órgão estadual, à rua Cincinato Pinto, 348, no centro de Maceió, nos escritórios regionais do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e nas secretarias municipais de Agricultura. O prazo para o pedido de sementes vai o dia 31 de janeiro de 2014.

O endereço eletrônico para consultas é http://www.agricultura.al.gov.br/editais e os escritórios regionais da Emater funcionam nos seguintes municípios: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Batalha, Maceió, Penedo, Porto Calvo, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia

De acordo com informações da Seagri, serão distribuídas sementes de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo. Os pedidos podem ser feitos por sindicatos de agricultores, associações, federações, cooperativas e prefeituras. “No entanto, não podem participar entidades que tenham menos de três anos de fundação”, ressalva a Seagri, em nota à imprensa.

O secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Junior, diz que o “Programa de Sementes” garante ao agricultor a safra, a produção de alimento para ele e família, além de propiciar uma renda para aquela família a partir da venda de grãos ou produção de alimento para o gado. “Temos total apoio do governador Teotonio Vilela e do vice-governador José Thomaz Nonô na condução desse programa, que recebe recursos do Fecoep [Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza].” 

Os municípios que aderiram ao programa “Garantia Safra” terão prioridade de atendimento para receber as sementes. As regras do edital estabelecem que as prefeituras que solicitarem sementes de algodão, mamona e sorgo também deverão disponibilizar assistência técnica aos agricultores, em parceria com o Estado.

As propostas dos municípios, sindicatos e associações serão analisadas por uma Comissão Estadual de Sementes. As sementes serão disponibilizadas nos armazéns de Arapiraca, Igreja Nova, Maceió, Penedo e Santana do Ipanema. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (82) 3315 1391 e 3315 1395, das 8h às 14h.