Especial

Bolsas, toalhas e jogos americanos do grupo de mulheres Cores Vivas é o sucesso da temporada em Maragogi

São quatro mulheres do povoado de São Bento que transformam tecidos brancos em bolsas coloridas

27 de Julho de 2018, 13:36

 
MARAGOGI – Com mãos cuidadosas e habilidosas, quatro mulheres do povoado São Bento encantam os turistas que visitam o município, com as bolsas de viagem, forros de cama, cortinas, toalhas de mesa, banners, jogos americanos e uma multiplicidade de produtos artesanais produzidos a oito mãos. Organizada como grupo de empresárias, o Cores Vivas faz de um simples tecido branco fonte de renda e cultura que marca a identidade dessa região da Costa dos Corais.
 
Em setembro, as exímias costureiras foram atração do projeto do Instituto Boibumbarte “Corredor Cultural Alagoas Viva”, que percorreu uma série de municípios-polos, apresentando a cultura, o artesanato e a gastronomia alagoana aos alagoanos. As maravilhas artesanais confeccionadas por essas mulheres guerreiras ficaram expostos, durante dois dias, no Clube Comunitário Domingos Fernandes Calabar, no polo de Porto Calvo, a 96 km de Maceió.
 
Em Maragogi, município distante 125 km da capital, a empresária catarinense Karla Porto não se conteve, derramando-se em elogios. “Essas bolsas são lindas para usar em viagens. Vou levar presente para toda a família em Blumenau.”. Um dos itens mais procurados pelos turistas, que são os principais clientes, é a famosa “cegonha”, espécie de bolsa grande que, segundo Karla, a mulherada adora usar na praia.
Elielba, líder do Cores Vivas: 'Cada uma de nós faz um trabalho individualizado'
 
Corredor Alagoas Viva
 
A líder do Cores Viva, Elielba Calaça, confirma participação no “Alagoas Viva” em Maceió, no próximo dia 22 (sexta-feira). “Estamos com uma expectativa muito grande de participar do projeto em Maceió. Queremos que toda Alagoas conheça nossos trabalhos”, afirmou, com entusiasmo.
 
Apesar do sucesso do artesanato, Elielba considera que ainda é muito pequeno o número de mulheres que trabalham com isso. “Cada uma faz um trabalho individualizado: uma risca; outra pinta; tem outra que contorna e outra que costura. Cada uma de nós tem uma especialidade”, explicou.
 
Todos os produtos são alusivos à cidade de Maragogi. A sede do grupo é na rodovia AL 101-Norte, no povoado São Bento, e existe desde o ano de 2005. Os produtos também ficam expostos na Casa do Artesão, na avenida Senador Rui Palmeira, em Maragogi.

As mulheres do Cores Vivas receberam capacitação do Sebrae-AL e apoio da prefeitura de Maragogi e da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (antiga Ahmaja). Os produtos já foram expostos em feiras e exposições na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e também em encontros em Maceió.