Especial

Música, balé, teatro, cinema e artes visuais integram a programação do aniversário da cidade

Música, balé, teatro e artes visuais estão na programação integrada que começa na quinta-feira (5); Hermeto Paschoal e Djavan farão shows no Jaraguá

27 de Julho de 2018, 13:36

A Fundação Municipal de Ação cultural (FMAC) comemora o aniversário da capital, a partir da próxima quinta-feira (5), com uma programação que inclui mostra de cinema, artes visuais, dança e música. O aniversário da cidade remete ao desmembramento da vila de Maceió da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, no dia 5 de dezembro de 1815.

Para comemorar os 198 anos da capital, a prefeitura convidou dois dos maiores artistas da música alagoana, Djavan e Hermeto Pascoal, que se apresentarão no estacionamento do Jaraguá, na quinta-feira. Outros artistas da terra, entre eles, Geraldo Cardoso, Eliezer Setton, Júnior Almeida e Wilma Araújo, participam do evento. O ator Ronaldo de Andrade declamará poesia na abertura do espetáculo intitulado “Nossas Senhora dos Prazeres”.

Na sexta-feira (6), o Ballet Eliana Cavalcante, um dos mais tradicionais da cidade, fará uma sessão gratuita para estudantes da rede municipal de ensino, no Teatro Gustavo Leite (Centro de Convenções/ Jaraguá), do espetáculo “Em Tempo de Esmeralda”. Mas quatro sessões estão marcadas para o público, no sábado e domingo (7 e 8), às 16h30 e às 20h30.

Cinema e artes visuais

Outra atração é a “Mostra Sururu de Cinema Alagoano”, competição de curta-metragem que ocorrerá a partir da sexta-feira, indo até a segunda (9), com premiações para diretores, atores, roteiristas e técnicos. Os filmes serão exibidos na praça Multieventos, em diversos horários. A Algás premiará o “melhor filme” da mostra.

Na área das artes visuais, a 29a edição do Salão de Artes da Marinha integra pela primeira vez a programação oficial do aniversário de Maceió, com trabalhos de cem novos talentos alagoanos da capital e do interior. O salão será aberto nesta quarta-feira (4), às 20h, no Centro de Convenções.