Especial

Prefeitura de Arapiraca cria o Conselho Municipal de Turismo

Prefeitura entregou caderno de categorização turística para elaboração de plano de trabalho

27 de Julho de 2018, 13:36

ARAPIRACA – Com a posse de 33 conselheiros esta semana, o município instituiu o Conselho de Turismo, com participação de integrantes do poder público e da iniciativa privada. A iniciativa, de acordo com a Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), “é fundamental para o desenvolvimento das ações de turismo na maior cidade do agreste alagoano”.

“O conselho é muito importante porque discute temas como infraestrutura, marketing, eventos e meio-ambiente voltados para o turismo”, explica no site da Setur o técnico Francis Hurst, interlocutor da secretaria estadual junto ao município, distante 128 km da capital. “A vocação de Arapiraca é para o turismo de negócios, tanto que eles irão pleitear a construção de um centro de convenções na cidade.”

A Setur informou ainda que a solenidade registrou a criação de uma comissão que vai elaborar o Plano Municipal de Turismo. Na ocasião, foi entregue ao conselho a documentação relativa à categorização turística, com informações técnicas sobre os atrativos turísticos do município. “A categorização é fundamental para que o município receba recursos do Ministério do Turismo. A construção do centro de convenções, por exemplo, será um pleito feito ao MTur”, afirma Hurst no site do governo.

Segundo a Setur, a categorização dos municípios faz parte do Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo em Alagoas – programa este que "serviu de referência para o programa nacional que será utilizado pelo Ministério do Turismo em 2014".