Lugares

Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo indica que Maceió é o quarto destino turístico nacional

Em 2014, a movimentação turística deve registrar aumento médio de 24,5%, com destaque para o turismo de sol e praia

27 de Julho de 2018, 13:36

Maceió é o quarto destino nacional mais citado por agências de turismo, com base nas vendas aos consumidores, de acordo com levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur). A capital alagoana foi citada por 10,9% dos turistas, ficando atrás de Fortaleza (23,6%), Rio de Janeiro (16,6%) e Natal (11,5%). 

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o turismo de Alagoas tem como carro-chefe o turismo de sol e praia, mas, nos últimos anos, vem se destacando na área de eventos e congressos, o que tem mantido os índices de ocupação hoteleira na faixa de 70% na baixa temporada. “Temos as mais belas praias do Brasil, um bom centro de convenções e a mais moderna rede hoteleira do Nordeste. Isso tem contribuído para a afirmação do nosso turismo em nível nacional e internacional”, afirma Danielle.

Das 368 empresas consultadas pelo Sindetur-SP,  45% afirmaram que a movimentação turística deve registrar aumento médio de 24,5% no início do ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Em 2014, o turismo de sol e praia deve continuar impulsionando a expansão dessa demanda.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, há uma explicação para o aumento anunciado: o verão e as férias escolares, que resultam na temporada de mais alta demanda de turismo no país, mas não somente pelo tamanho do litoral brasileiro e pelas altas temperaturas. “O estímulo para se viajar aumenta quando os destinos se preparam melhor para receber esse visitante. A maior atração é sempre a qualidade”, opina Vieira. Segundo Estudo da Demanda Turística, dezembro e janeiro, juntos, são responsáveis por mais de 30% das viagens realizadas dentro do país por brasileiros.