Especial

Prefeito Rui Palmeira acompanha ação do projeto 'Varre Grota' em três comunidades carentes

Ação da Slum inspirada em iniciativa paulistana realizou serviços de varrição, capinação e coleta de lixo

27 de Julho de 2018, 13:36

O prefeito de Maceió Rui Palmeira acompanhou neste sábado (11) o mutirão de limpeza do projeto “Varre Grota”, que foi realizado nas comunidades São Rafael e Santo Onofre e no loteamento Ipanema. A ação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (a Slum), contou com 120 agentes de limpeza. De acordo com a Comunicação da Slum, foram feitos serviços de varrição, capinação, pintura de meio fio e coleta de entulho e outros materiais como móveis e eletrodomésticos abandonados pela população.

“Além disso, houve atividade de educação ambiental porta à porta e a exposição fotográfica ‘Click na Grota’, com fotos registradas por jovens da comunidade que tiveram uma oficina de fotografia e vídeo durante a última semana”, destacou o informativo da Slum no site da prefeitura.

O secretário municipal da pasta de Infraestrutura e Urbanização, Roberto Fernandes, técnicos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e integrantes da empresa Viva Ambiental, que viabilizou os trabalhadores e equipamentos de limpeza, também participaram da operação. Ionilton Aragão, autor do projeto da prefeitura de São Paulo, “Varre Vila”, que inspirou esta ação em Maceió, também marcou presença.

Rui Palmeira disse que “é um dever da prefeitura de Maceió olhar por essas comunidades”. “É uma experiência bem interessante e estas três localidades têm sido parceiras desse projeto. Resolvemos começar por elas, mas queremos estender para outras. É importante cuidar da cidade com a participação dos moradores.”

O superintendente da Slum, Gustavo Novaes observou o "pioneirismo" do projeto. “É uma ação que tenta melhorar a questão de limpeza em áreas de difícil acesso. Tentamos mostrar que a prefeitura olha para todos os cidadãos da cidade.”