Especial

Porto Calvo inaugura centro cirúrgico do hospital São Sebastião

Prefeitura diz que a partir desta segunda-feira (20), município da região Norte realizará 70% de cirurgias na cidade

27 de Julho de 2018, 13:36

PORTO CALVO – Será inaugurado nesta segunda-feira (20), ao meio-dia, o novo centro cirúrgico do hospital municipal São Sebastião. De acordo com a Comunicação da prefeitura, há 20 anos não eram feitos procedimentos cirúrgicos na cidade. “Com o novo centro, pretende-se fazer até 20 cirurgias por semana na unidade hospitalar”, destacou o informativo enviado à imprensa. 

O investimento, segundo a prefeitura, foi de R$ 800 mil. A obra decorreu de um convênio com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. “Os municípios vizinhos também serão beneficiados. Em fevereiro serão inaugurados os setores de radiologia e mamografia, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, informou a Comunicação do município, distante 96 km de Maceió.

Segundo a prefeitura, centro cirurgico tem capacidade para realizar 20 cirurgias semanais

O secretário municipal da Saúde, doutor Paulo de Jesus disse que “tem pessoas na fila de espera por cirurgias há sete anos”. “Isso significa um ganho muito grande não somente para Porto Calvo, mas também para todos os moradores da região. Vai até ajudar a desafogar o elevado número de procedimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) e nas outras unidades de Maceió.”

Procedimentos

De acordo com o secretário, a partir de agora o hospital São Sebastião poderá realizar cirurgias como as de hérnia, cisto de ouvido, ligadura de trompas, vesículas e outras ginecológicas, além de histerectomia (retirada do útero), entre outros procedimentos. “Vamos realizar 70% das cirurgias no próprio hospital do município. Vamos contar com cirurgiões, anestesistas e profissionais de apoio”, destacou Paulo de Jesus.

Segundo informação da prefeitura, o prefeito Ormindo Uchôa, o senador Benedito de Lira, o secretário de Estado da Saúde Jorge Villas Boas e o secretário municipal de Saúde, Paulo de Jesus, participarão da inauguração solene.