Especial

Nem começou a Feira dos Municípios e o estande de Pão de Açúcar já está vendendo

Evento começa nesta quinta-feira às 18h, mas a arte popular do município sertanejo já movimenta clientes

27 de Julho de 2018, 13:36

O município de Pão de Açúcar abre a maratona de apresentações culturais da 8a Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, que será realizada a partir desta quinta-feira (23), seguindo até o domingo (26), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro central do Jaraguá. O coco de roda Choro de Bela, do mestre Laércio de Bamba, fará uma apresentação de 20 minutos, às 18h30, logo depois da abertura solene da feira, às 18h, que contará com a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Trabalho do escultor Beto de Meirus é destaque no estande de Pão de Açúcar

Mas não é só isso. O estande de Pão de Açúcar, de acordo com o secretário de Turismo e Esporte do município, Cacau Machado, “dobrou” o número de peças artesanais que ficarão expostas nesses quatro dias de feira. São peças dos escultores Aberaldo Sandes, Petrônio Farias, Beto de Meirus e Valmir Lima e das bordadeiras Rejânia Rodrigues e Pollyanna Souza. O famoso mel de abelha e outros produtos da apicultura pão-de-açucarense também serão expostos no estande da terra de Jaciobá ("como era conhecida pelos índios a nossa Pão de Açúcar", ensina Machado). 

Movimento no estande da terra de 'Jaciobá' começou nesta manhã de quinta-feira (23) 

“Para você ter uma ideia, este ano trouxemos o dobro de peças do ano passado. Do Dedé são mais de 200 peças e do Aberaldo passam de 250. O nosso mel de abelha da caatinga é excepcional. O produtor Licinho Mangueirinha recebeu atestado de qualidade do governo federal”, informa o secretário, por telefone, avisando que o estande do município já está recebendo “um monte de gente” antes mesmo da abertura da feira.

“Graças a deus, muitas peças já foram vendidas. Outro destaque do nosso estande é o trabalho do escultor, folclorista e poeta Beto de Meirus. Ele é uma pessoa muito bem humorada e faz uma cadeira de couro tão resiste que ele avisa ao cliente que, se ele viver até os cem anos e a cadeira quebrar, pode procurá-lo que ele dá outra.”

Machado aposta também na beleza sertaneja, citando o nome da candidata ao concurso “Musa dos Municípios”, Brena Medeiros, de 18 anos, nascida no notório povoado Ilha do Ferro (onde se proliferam os gênios escultores de Pão de Açúcar). “Ela desfilará representando a beleza da ‘Terra do Sol, Espelho da Lua’ na disputa do título”, informa o secretário, referindo-se ao traje típico que a moça apresentará no desfile, programado para a tarde do sábado (25).