Especial

Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos comprova a versatilidade e a riqueza da arte popular alagoana

Abertura da feira nesta quinta-feira (23) reuniu um público interessado na diversidade das potencialidades do nosso Estado

27 de Julho de 2018, 13:36

Uma infinidade de artigos, peças de cerâmica, madeira, objetos artísticos e artesanais comidinhas típicas, folguedos: a oitava edição da Feira dos Municípios é uma festa de cultura e do que podemos chamar de energia alagoana. Na abertura do evento, nesta quinta-feira, às 19h, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), disse que a feira pode “alavancar” a economia dos municípios, “mapeando o potencial do Estado”.

Convidado para participar dessa abertura solene, o ministro da Educação Aloizio Mercadante enviou o representante Henrique Paim, secretário executivo do ministério, que premiou os vencedores da gincana “Caldeirão de Letras”, uma disputa de soletração entre os alunos das redes municipais. “O Ministério da Educação apoia eventos como esse, que estimula a alfabetização nos municípios”, declarou o diretor do Ministério da Educação em discurso na mesa oficial.

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, discursa na abertura solene da Feira dos Municípios

De acordo com a AMA, responsável pela organização do evento – que conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Construção e Montagem Industrial (Ibcom) –, a expectativa é de receber mais de 20 mil pessoas por dia. “O evento que se consolidou como um dos mais visitados por alagoanos, passou a fazer parte também do calendário de eventos da alta temporada turística. Há dois anos, a feira acontece no mês de janeiro devido ao fluxo de visitantes no Estado”, afirma nesta sexta-feira (24) o site da instituição.

Dos 102 municípios alagoanos, 60 deles montaram estandes na feira, comercializando desde artesanato e comida até viagens turísticas. Durante toda a tarde e até o encerramento das atividades do dia, às 22h, folguedos e manifestações artísticas dos diversos municípios se apresentam no palco montado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá), onde ocorre a feira até o próximo domingo (26).