Especial

Prefeitura apresenta cronograma de ações para implantação da faixa exclusiva para ônibus

Corredor exclusivo para transportes coletivos começa a vigorar a partir de 17 de fevereiro

27 de Julho de 2018, 13:36

A prefeitura de Maceió apresentou nesta terça-feira (28) o cronograma de ações e datas para implantação da faixa exclusiva para ônibus – a chamada faixa azul que, de acordo com a Comunicação do município, será implementada nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro e em parte da avenida Tomás Espíndola.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta terça-feira, o gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo, disse que atualmente cerca de 350 mil pessoas utilizam o sistema de transporte público diariamente em Maceió. “Nada mais justo do que de três faixas, uma seja destinada a essas pessoas. Nosso interesse é focar no coletivo e não apenas no individual”, declarou Melo.

Para o secretário de Comunicação Social do município, Clayton Santos, investir em transporte coletivo urbano de massa “é uma tendência mundial”. “A faixa é uma medida já adotada em outras capitais com sucesso, mas a prefeitura de Maceió entende que esta será uma mudança operacional, conceitual e cultural. Prorrogamos o início da operação para realizar uma campanha educativa com toda a população.”

Com a faixa exclusiva, o transporte coletivo será priorizado. Segundo a Comunicação do município, "as principais vantagens são que os ônibus devem ganhar mais velocidade e o trânsito mais fluidez, e os custos com o combustível e a emissão de poluentes serão reduzidos”.

Com uma campanha educativa já sendo veiculada no rádio e na televisão, a faixa azul para o transporte coletivo funcionará mesmo a partir de 17 de fevereiro. “Entre os dias 3 e 16 de fevereiro, equipes da SMTT já estarão na região com ações educativas e orientação aos condutores. O período de adaptação se estende até o dia 9 de março e a partir do dia 10 quem não respeitar a delimitação será autuado", informou o site da prefeitura, avisando que a partir de 24 de fevereiro veículos pesados (acima de cinco toneladas) não poderão circular pelas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, no horário de 6h às 20h.

Com relação a sua dúvida, esclarecemos que os veículos pesados, a exemplo de caminhões de carga, não poderão transitar APENAS na Fernandes Lima e Durval de Goes Monteiro, o principal corredor de transporte da cidade, das 6h às 20h. A medida visa fazer uma adequação a lei municipal 5.594/2007, que proíbe o trânsito de veículos acima de 5t.

Além dos ônibus, bicicletas poderão circular na faixa. “A medida não se aplica a veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização (inclusive da SMTT), que somente poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas. Em outras situações, o trânsito se dará apenas pela faixa da esquerda por onde também circularão os veículos convencionais, motocicletas, táxis e veículos complementares”, esclareceu a Comunicação do município.