Especial

Governo do Estado realiza oficina do Plano de Resíduos Sólidos em Porto Calvo

Representantes da área ambiental participaram das palestras e debates

27 de Julho de 2018, 13:36

PORTO CALVO – O município recebeu nesta sexta-feira (14), a oficina do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com participação de especialistas e lideranças ambientais dos municípios da região Norte. As palestras e debates ocorreram no Centro Comunitário Calabar, no bairro do Varadouro.

De acordo com a Comunicação do município distante 96 km de Maceió, o encontro teve o objetivo de capacitar os técnicos das prefeituras da região. “No final do trabalho, esses técnicos fizeram um questionário, que será aplicado à população de cada cidade, em audiências públicas para debater o destino dos resíduos sólidos e fortalecer o Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, informou a prefeitura de Porto Calvo. Outro assunto tratado na oficina foi a implantação de um programa de coleta seletiva.

Lideranças ambientais da região Norte participaram do encontro em Porto Calvo

Cleópatra Soares, diretora da pasta do Meio Ambiente de Porto Calvo, afirmou que a “alternativa mais provável” para o tratamento dos resíduos na região são os consórcios. “É a maneira mais viável para o tratamento dos resíduos e é preciso que os municípios tenham essa consciência. Juntos, vamos construir um aterro sanitário em um local que não cause impactos ambientais.”

Gerente de Integração de Meio Ambiente da Semarh, Domênica Didier informou que essa capacitação promovida pela secretaria foi dividida em sete cidades polos – articulação que recebeu o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (a AMA). Além de Porto Calvo, os municípios de Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Maceió, Santana do Ipanema, Piranhas e Capela farão a oficina do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que é conduzida pela empresa Floran Engenharia Ambiental, vencedora de licitação estadual para realizar este trabalho. 

Participaram do encontro em Porto Calvo, além do pessoal da cidade anfitriã, representantes dos municípios de Maragogi, Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, São Luiz do Quitunde, Joaquim Gomes, Novo Lino e Campestre.