Lugares

Secretarias de Turismo do Estado e de União dos Palmares discutem 'plano turístico' para o município

Técnicos do governo conheceram alguns produtos locais, como o engenho Anhumas, onde Cacá Diegues filmou 'Joana Francesa'

27 de Julho de 2018, 13:36

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) fez visita técnica a União dos Palmares, visando a criação de um plano turístico para o município, distante 100 km de Maceió. “O objetivo é desenvolver novos produtos turísticos, revitalizar os que já existem e minimizar as deficiências apontadas pela cartilha de regionalização dos municípios, preenchida pelos gestores”, informa a Comunicação da Setur. A secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, a diretora de articulação, negócios e investimentos da Setur, Mell Bezerra, e técnicos do Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (o Sebrae) e da Associação dos Empresários do Turismo na região dos Quilombos participaram da ação do governo estadual, que ocorreu na segunda-feira (10).

A diretora da Setur Mell Bezerra pôde conhecer alguns produtos que estão sendo formatados para receber turistas no município, entre eles o engenho Anhumas, do final do século 19, que serviu de locação para o clássico filme brasileiro “Joana Francesa”, dirigido pelo alagoano Carlos Diegues em 1973. O engenho está sendo restaurado e, de acordo com a Comunicação da Setur, já está hospedando turistas pelo sistema conhecido no setor turístico como day use (ou seja, aproveitamento do produto por turistas por apenas um dia). Em outro local visitado pela comitiva da Setur será instalado o hotel Baobá, que é um empreendimento da organização não governamental Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum. A inauguração desse espaço está prevista para o ano que vem. O hotel terá 12 suítes, com serviço de spa. 

Segundo Mell Bezerra, as ações voltadas ao turismo étnico requerem que o município de União dos Palmares possua uma estrutura de hospedagem para os visitantes – especialmente os estrangeiros. “Por isso, a ampliação dos serviços de atendimento ao turista, através dos meios de hospedagens, gera uma expectativa positiva no setor. A consolidação dos empreendimentos Baobá e Anhumas vai gerar mais de 120 empregos diretos e indiretos na baixa temporada, podendo ser duplicado na alta estação”, afirma a diretora da Setur.

Gastronomia

De acordo com a Comunicação da Setur, o encontro serviu também para reunir empresários locais da área gastronômica com membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), que foram a União dos Palmares a convite do governo. “O intuito desta aproximação é popularizar a culinária quilombola em todo o Estado, já que entre os dias 18 e 20 de março acontecerá o 19o Encontro Gastronômico”.