Lugares

Nações Unidas e governo federal criam aplicativo para aproximar usuário da Natureza nas cidades-sede da Copa

Programa sugere a exploração das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 de forma mais autêntica, aproximando o usuário da Natureza

27 de Julho de 2018, 13:36

O aplicativo “Passaporte Verde”, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em parceria com três ministérios brasileiros (Meio Ambiente; Esportes; Turismo e Desenvolvimento Social), apresenta mais de 60 sugestões de roteiros para praticar turismo sustentável nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. “O aplicativo é gratuito e está disponível nos sistemas operacionais iOS e Android”, informa a Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), avisando que o conteúdo pode ser acessado em português ou inglês.

Parte do conteúdo disponibilizado pelo portal da campanha do governo federal “Passaporte Verde” é oferecida pelo aplicativo, que fornece informações georeferenciadas de atrações próximas ao usuário. De acordo com o MMA, a campanha, que usa o slogan “Eu cuido do meu Destino”, busca formas responsáveis de turismo, incentivando consumidores e produtores a optarem por práticas mais sustentáveis.

“Os itinerários sugeridos pelo aplicativo convidam os usuários a explorarem as cidades de uma maneira mais autêntica”, afirma o site do MMA. A ideia é sugerir passeios e programas que incentivam uma maior aproximação do visitante com a Natureza e a degustação da culinária local, além do contato com as culturas tradicionais, entre outras dicas. “Há inúmeras indicações de passeios, como a orla da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte; o litoral cearense, com direito a visita de duas Unidades de Conservação Ambiental; a baía de Guanabara, no Rio de Janeiro; a riqueza da cultura afro-brasileira no recôncavo baiano”, destaca o MMA.

Outras informações ajudam o usuário a planejar a viagem, tornando-a mais responsável “com ações simples que podem fazer uma grande diferença, como evitar conexões aéreas e se informar sobre frutas e legumes da estação”. Baixe o aplicativo nos links itunes.apple.com/pt/app/passaporte-verde/id888927319 e play.google.com/store/apps/details.