Lugares

Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió destaca paulista como o visitante mais frequente da capital

Pesquisa foi feita pelos centros de atendimento aos turistas, coordenados pela Secretaria Municipal de Turismo; entre os estrangeiros, Argentina está na frente

27 de Julho de 2018, 13:36

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (a Semptur) destacou os visitantes paulistas como os turistas “que mais buscam informações” nos diversos centros de atendimento ao turista (os CATs) espalhados pela cidade. De acordo com o site da prefeitura de Maceió, nos CATs coordenados pela Semptur (no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, no shopping Maceió e no terminal rodoviário João Paulo 2), os turistas têm acesso a folhetos com o mapa da cidade, informando passeios e pontos culturais da capital e também respondem a um questionário que busca traçar o perfil do visitante.

Os números levantados pelos CATs referem-se aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. A pesquisa mostrou que dos dois mil e 793 turistas nacionais e estrangeiros que responderam aos questionários, os paulistas ficaram em primeiro lugar com 625 visitas – representando 29,44%. “Em seguida, vêm os cariocas com 277 (13,05%). Pernambuco e Bahia empataram com 162 cada (7,63%)”, informou a Semptur.

A secretária Cláudia Pessôa disse que o levantamento feito pelos CATs “é uma ferramenta relevante para definir as ações de marketing promocional”. 

“Nossas ações de divulgação”, explicou Cláudia no site da prefeitura, “estão na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e Nordeste, mas através deste levantamento confirmamos que estamos no caminho certo. Para este segundo semestre, continuaremos a promover o destino Maceió para aumentar o fluxo dos turistas na baixa temporada, Réveillon e Verão.”

A Semptur destacou, também, dados referentes ao mercado internacional. Segundo a pesquisa, os argentinos ocupam o primeiro lugar com 260 visitas (38,81%) e os chilenos no segundo lugar com 211 (31,49%). “A novidade deste ano são os espanhóis, que ocupam o terceiro lugar, com 25 visitas (3,73%) e os franceses com 24 (3,73%)”, destacou a imprensa oficial.

A secretária adjunta Cláudia Paiva comemorou o surgimento desses novos mercados. “Receber turistas europeus mostra que o nome Maceió já figura como destino de viagens da Europa, mais um dado positivo para a cidade”, declarou.