Lugares

Arena gastronômica do Festival da Lagosta de Maragogi encerra atividades

Atividades do Festival da Lagosta na praça de eventos se encerram neste domingo (7), mas o festival prossegue nos hotéis e restaurantes

27 de Julho de 2018, 13:36

Encerra-se neste domingo (7) a arena gastronômica do Festival da Lagosta, que ocorre desde a quarta-feira (3), no município de Maragogi – segundo polo turístico do Estado, distante 131 km de Maceió. As atividades da arena – que incluiu almoços e jantares, além de apresentações de grupos folclóricos e shows musicais – começaram neste domingo ao meio-dia, com a cozinha-palco sendo utilizada pela temakeria Costa dos Corais. O prato servido foi o “Sushifonia”, uma deliciosa combinação de lagosta grelhada com o clássico sushi japonês.

Na quinta-feira (4), a convite das secretarias municipais do Turismo e de Comunicação, uma comitiva de jornalistas conferiu o segundo dia do festival promovido pela prefeitura de Maragogi em conjunto com a associação de hotéis, pousadas e restaurantes Convention & Visitors Bureau Costa dos Corais. O hotel e resort Salinas do Maragogi abriu as portas do restaurante para os convidados da imprensa. Um impecável bufê de frutos do mar, carnes e saladas – sem falar no diversificado e não menos delicioso cardápio de sobremesas – foi degustado por repórteres e colunistas de sites como o Alagoas Boreal, o Cada Minuto, o Giro 121 e o Maceió 40 Graus. O simpático gerente do hotel, Ricardo Almeida, fez as honras da casa.

Jornalista Elaine Rafaella, Ricardo Almeida (Salinas), Paulo Detoni (prefeitura) e secretária de Turismo Mariana Gorenstein

Em seguida, às 14h, o chef proprietário em Maceió do restaurante Four Bistrot, Thiago Maia, recebeu alunos da escola municipal Santa Clara, na arena gastronômica, para uma aula-show, em que ele revelou segredos e truques de cozinha, ensinando uma receita de lagosta “à moda do Bar das Ostras”. À noite, no jantar, outra rodada de pratos com lagosta preparados pelos restaurantes da pousada Costeira da Barra e do hotel Peroba Villa. Destaque para a incrível paella do Peroba Villa

Prefeito entrou na dança

Mas o destaque mesmo foi o prefeito Henrique Madeira, que se enredou nas armadilhas cênicas do humorista Marlon Rossy e mostrou talento de dançarino no palco da arena. Na noite de quinta-feira, depois de imitar Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Tim Maia e Maria Bethânia, Rossy não se fez de rogado e puxou Madeira para o foco da cena – juntamente com outros quatro jovens senhores, turistas que apreciavam o disputadíssimo show do artista.

Marlon Rossy imitou Cauby, Bethânia e Agnaldo Timóteo, deliciando o público na arena gastronômica, na quinta-feira (4)

E lá foi o prefeito fazer os passinhos da banda Village People, na pele do “operário” da trupe, ao som do clássico sucesso da disco music, “Macho Man”. O público adorou e quando Rossy apontou cada um dos dançarinos para o público eleger o melhor, o mais aplaudido foi o prefeito da cidade.

Inquirido pela reportagem do Alagoas Boreal, ele respondeu tranquilamente: “Não fiquei nervoso não”. Claro, o homem está acostumado aos palanques e ao grande público e, afinal, era ele o dono da festa. Okay, falando sério, Madeira reafirmou o festival como “parte do calendário turístico da cidade”, comprometendo-se com o aprimoramento do evento a cada novo ano. 

“Este foi um ano crítico, difícil para a economia dos municípios e de todo o país. Mas não podíamos, em hipótese alguma, cancelar o evento. E a cada ano, estamos inventando coisas novas para o festival, convidando chefs e apresentando valores da nossa cultura. Muitos visitantes vieram a Maragogi especialmente para o evento – não estão aqui por coincidência.”

Prefeito Henrique Madeira também encantou o público fazendo a coreografia de 'Macho Man', da banda Village People

Para a noite deste domingo, a partir das 19h, o jantar da cozinha-palco ficará por conta do restaurante Sabor de Maragogi, com o prato “Lagosta Quatro Estações”. O grupo de dança do hotel Salinas do Maragogi apresentará o espetáculo infantil  “Sonho de Criança”. Em seguida, ainda no palco da arena, o sacolejante forró do músico portocalvense Zé Glauco.

A arena acaba neste domingo, mas o festival prossegue até o dia 30 nos 14 restaurantes participantes, com descontos nos pratos de lagosta de até 40%. Confira nos guias turísticos distribuídos pela cidade.