Lugares

Luciano Huck entrega sede do Santuário do Peixe-Boi reformada e mais um cheque de R$ 10 mil para a associação

Apresentador esteve em Porto de Pedras nessa terça-feira (9) e diz que voltará em 15 dias para ver 'como tudo vai funcionar'

27 de Julho de 2018, 13:36

O apresentador Luciano Huck, do programa da TV Globo “Caldeirão do Huck”, fez a entrega da nova sede do Santuário do Peixe-Boi, nessa terça-feira, às 10h, no município de Porto de Pedras – a 128 km de Maceió. Huck havia estado no litoral Norte no começo do agosto e se comprometeu – dentro do quadro “Um por Todos e Todos por Um” – fazer uma reforma na sede da Associação de Condutores de Turismo de Observação do Peixe-Boi Marinho, criada em parceria com o Estado de Alagoas há cinco anos.

De acordo com a Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a ação atraiu “centenas de pessoas” ao local. “Huck afirmou que Alagoas é um dos lugares mais bonitos que já conheceu”, destacou o site, avisando que a matéria vai ao ar no sábado dia 27, com imagens captadas na foz do rio Tatuamunha, na divisa de Porto de Pedras com o município vizinho São Miguel dos Milagres.

Segundo a agência de notícias do governo, o apresentador ficou “encantado com as belezas naturais de Alagoas”. 

“A Flávia, que é presidente da associação, me contou que, depois da criação deste projeto, o fluxo do turismo aumentou em cinco vezes. Espero que este trabalho supere este número, mas desejo também que a população ganhe com essa nova sede. Nossa ideia é que a iniciativa aumente a renda dessa comunidade local”, declarou Huck à agência Alagoas.

Imprensa/ Setur
Nova sede da Associação de Condutores de Turismo de Observação do Peixe-Boi

Flávia Rego, professora da rede municipal, disse que o projeto ficou “simplesmente lindo”. 

“Eu tinha noção de que iria ficar muito bonito, mas eles me surpreenderam: está incrível.” Segundo informou o noticiário oficial, a presidente da associação deixou a equipe de Luciano Huck “à vontade para fazer a sede como queria”.

“Fiz somente um pedido, que foi prontamente atendido pela produção. Como educadora, pedi que fosse deixado um espaço onde se pudesse educar as crianças da comunidade. A educação é a base de tudo e é preciso formar novos multiplicadores deste projeto. Nada melhor do que começar pelas crianças. Elas serão os peixes-boizinhos”, contou Flávia, que, segundo informou a agência Alagoas, durante a reforma da sede, foi à Bahia a convite do “Caldeirão” para conhecer outros projetos ambientais semelhantes.

“Além da nova sede, o programa do Huck me proporcionou um conhecimento enriquecedor. Grande parte desta experiência irei aplicar aqui”, afirmou. A agência Alagoas informa que a associação reúne 53 moradores ribeirinhos, que oferecem passeios diários de jangada pelo rio Tatuamunha, cuja principal atração é o turismo de observação do peixe-boi marinho.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, disse que, com a nova sede “ficará ainda mais valorizada”.

“Estamos consolidando um destino, que o próprio Luciano intitulou como um dos lugares mais bonitos do Brasil”, afirmou Danielle. “Se o santuário do peixe-boi já era um atrativo para os visitantes, agora a nova sede vai contribuir para aumentar ainda mais o fluxo turístico da Costa dos Corais, o que consequentemente vai ajudar a melhorar a renda da comunidade local.”

Luciano Huck ainda entregou à associação um cheque de R$ 10 mil e se comprometeu a retornar ao local em 15 dias. “Sempre que entregamos um quadro, voltamos alguns dias depois para verificar como as coisas estão acontecendo”, explicou.